Laboratorio Cianorte

Dicas, Recomendações, Ideias

Qual A Distancia Da Terra A Lua?

149 600 000 54 600 000 628 300 000

Qual o tempo de viagem da Terra para a Lua?

O tempo que vai demorar a ir da terra à lua vai depender do veículo utilizado. As naves espaciais até esse momento precisaram de quatro dias para chegar lá. A distância entre a terra e a lua é de aproximadamente 384 mil km. Se formos caminhando, a distância será equivalente a 14 anos de caminhada.

Qual a distância da Terra para a Lua hoje?

Atualmente, a Lua fica a 384.400 km da Terra.

Qual é a temperatura da Lua?

Uau! – Uma cratera contendo meio quilo de gelo foi descoberta recentemente no lado escuro da Lua, Acredita-se que a cratera seja do tamanho de Puerto Rico e mais profunda do que a altura do Monte Everest! Acredita-se que o gelo seja remanescente de um cometa que se chocou contra a Lua 3,6 bilhões de anos atrás.

table>

A Lua viaja ao redor da Terra em uma órbita oval à 36.800 quilômetros por hora. A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius. A Lua é na verdade um pouco torta porque a crosta lunar é um pouco mais grossa de um lado do que do outro. Quando você olha para a Lua, você vê áreas escuras e claras. As áreas escuras são planícies jovens chamadas maria e são compostas de basalto, O basalto fluiu e inundou a área criada pelo imenso impacto com um asteróide ou cometa. As áreas claras são as terras altas, que são montanhas que foram erguidas como resultado de impactos. A superfície lunar é coberta por um solo de grãos finos chamado “regolito”, o qual resulta do bombardeamento constante das rochas lunares por pequenos meteoritos, Os cientistas teorizam que a Lua foi o resultado da colisão entre a Terra e um objeto do tamanho de Marte. Uma teoria diz que os escombros do impacto foram atirados ao espaço onde, por ação da gravidade, eles se combinaram e o resultado foi a formação da Lua. A atração gravitacional da Lua sobre a Terra afeta as marés nos oceanos da Terra. Quanto mais perto a Lua estiver da Terra, maior o efeito. O tempo entre as marés altas é de aproximadamente 12 horas e 25 minutos.

As fases da Lua, ou quando ela muda de aparência, dependem da posição da Lua em relação à posição do Sol. Quando a Lua está entre o Sol e a Terra, o lado da Lua de frente para a Terra é escuro. Esta é a chamada “Lua Nova”. Á medida que a Lua viaja para o Leste em sua órbita, mais do seu lado iluminado pelo Sol torna-se visível para a Terra e a Lua é dita estar “crescendo”.

  • Quando não podemos ver mais do que um quarto da Lua ela é chamada “Quarto Crescente”.
  • Neste ponto, o Sol, a Lua, e Terra formam um ângulo de 90 graus.
  • A Lua continua sua revolução ao redor da Terra até que o Sol, a Terra e a Lua se alinham, com a Terra no meio.
  • O lado da Lua de frente para a Terra está agora totalmente iluminado e a Lua é chamada “Lua Cheia”.

Á medida que a Lua viaja ainda mais em sua órbita, sua parte iluminada que é visível da Terra torna-se menor e dizemos que a Lua está “minguando”. Quando novamente só podemos ver um quarto da Lua iluminada ela é chamada “Quarto Minguante”. A Lua continua sua trajetória e, da Terra, nós vemos menos e menos de sua parte iluminada até que ela começa seu ciclo novamente como “Lua Nova”.

Qual é a distância da Terra para Marte?

Marte, frequentemente chamado de ‘planeta vermelho’ devido à cor de sua superfície, é o próximo em nossa lista. A distância média entre a Terra e Marte varia de aproximadamente 54,6 milhões de quilômetros a cerca de 401 milhões de quilômetros, dependendo de suas posições orbitais.

Quantas vezes o homem já foi à Lua?

Ao todo, doze astronautas já estiveram por lá, em seis diferentes missões : Apollo 11, 12, 13, 14, 15, 16 e 17. O programa espacial Apollo, que teve início em 1969 foi breve e terminou em 1972.

Quanto tempo os astronautas podem ficar no espaço?

Perda de peso e bactérias amigas – Embora peso signifique muito pouco em órbita – o ambiente de microgravidade faz com que qualquer coisa que não esteja presa ou amarrada flutue livremente no habitat da ISS, incluindo corpos humanos – manter um peso saudável é um desafio em órbita.

Embora a Nasa tente garantir que seus astronautas tenham uma gama diversificada de alimentos nutritivos, incluindo, mais recentemente, algumas folhas de salada cultivadas a bordo da estação espacial, a dieta limitada ainda pode afetar o corpo de um astronauta. O mais extenso estudo sobre os efeitos de voos espaciais de longa duração foi feito com o astronauta da Nasa Scott Kelly, que ficou a bordo da ISS durante 340 dias, enquanto o seu irmão gêmeo permaneceu na Terra.

Kelly perdeu 7% da sua massa corporal enquanto estava em órbita. Pesquisadores que examinaram Kelly após sua viagem à ISS descobriram também que as bactérias e fungos que viviam em seu intestino haviam se alterado profundamente no tempo em que ele esteve no espaço.

  1. Pesquisas recentes apontam que a composição e a diversidade dos microrganismos que vivem em nosso corpo é uma peça chave para a saúde.
  2. A microbiota pode influenciar a forma como digerimos os alimentos, afetar os níveis de inflamação no nosso corpo e até alterar a forma como o nosso cérebro funciona.
  3. Os pesquisadores que examinaram Kelly após sua viagem à ISS descobriram que as bactérias e fungos que viviam em seu intestino haviam se alterado profundamente em comparação com antes de ele voar para o espaço.

Isto talvez não seja totalmente surpreendente, dada a comida muito diferente que ele comia e a mudança nas pessoas com quem convivia — obtemos uma grande quantidade de microrganismos intestinais e orais das pessoas com quem convivemos. Mas a exposição à radiação e o uso de água reciclada, juntamente com as mudanças na sua atividade física, também podem ter desempenhado um papel.

Quantas vezes a Lua cabe dentro da Terra?

Em termos de comparação, seriam necessárias apenas 19 luas e meia para preencher toda a dimensão da Terra.

Por que a Lua anda com a gente?

Por que conforme andamos, a Lua segue a gente? Porque ela está muito distante. Está tão distante que não importa o tanto que você ande, ainda estará à mesma distância dela de quando começou a andar. Você deve saber que a Lua ilumina (o reflexo do Sol) cerca de metade do planeta Terra ao mesmo tempo.

Tem vento na Lua?

P: Há vento na lua? Não. Nem mesmo uma atmosfera para falar.

Onde está a Lua durante o dia?

Por que vemos a lua durante o dia? A visão da lua durante o dia Eventualmente notamos que é possível ver a lua durante o dia, Em algumas vezes pela manhã, em outras pela tarde. Mas como isso ocorre? Ela não deveria ser vista da Terra apenas durante a noite? Primeiramente, é importante esclarecer uma questão: a lua está sempre presente no céu, tanto durante o dia quanto durante a noite,

O que ocorre é que, por ela não apresentar luz própria, só é possível vê-la quando ela é, de algum modo, refletida pela luz do sol. Durante a fase da lua nova, como o sol está iluminando o lado oculto do nosso satélite natural, ela não pode ser vista por nós nem durante o dia e nem durante a noite. Durante a lua cheia, ela só aparece no horizonte celeste quando já está anoitecendo.

Portanto, a lua, durante o dia, pode ser vista sim, mas apenas durante as fases minguante e crescente, A primeira só aparece pela manhã e a segunda, depois do meio-dia, isso porque a minguante nasce imediatamente após o período da cheia, à meia-noite, permanecendo nos céus durante 12 horas.

  1. Já a lua em sua fase crescente, mais comum, só pode ser vista durante as tardes porque ela só nasce na metade do dia, quando fica iluminada em cerca de 50% de sua superfície durante as mesmas 12 horas.
  2. A iluminação, além da reflexão da luz do sol, depende, sobretudo, do grau de inclinação dos raios solares.

Não pare agora. Tem mais depois da publicidade 😉 As diferenças dos horários quanto ao surgimento da lua no céu explicam-se pelo fato de, a cada dia, ela nascer 48 minutos mais tarde, Portanto, à medida que a posição da lua em relação aos raios do sol vai se alterando, alteram-se também as suas fases e o horário de seu aparecimento no horizonte.

O que faz a Lua brilhar?

Proximidade entre o planeta e o satélite influencia o movimento das marés.Lua não tem luz própria, dependendo da posição do Sol. – Apesar da luz da Lua ser um tema comum na literatura, principalmente na poesia, a Lua, assim como os planetas, não tem luz própria.

O satélite e suas relações com a Terra foram tema da reportagem de física do Projeto Educação desta quinta-feira (24). “A Lua não emite luz, não tem luz própria. Quando olhamos para o céu e a vemos brilhante e imponente, olhamos na verdade o Sol na Lua. O Sol é fonte de luz primária, um corpo luminoso.

A Lua é fonte secundária, um corpo iluminado”, comentou o professor Diego Mendonça. A Lua é um satélite natural da Terra. Outros planetas do sistema solar também têm satélites. “Netuno e Urano também são circundados por satélites naturais, luas. O planeta que possui mais luas é Júpiter, são 64 ao todo.

Inclusive, na sua órbita, se encontra o maior dos satélites naturais, chamado de Ganímedes”, destacou Diego. Assim como a Terra, a Lua também se movimenta. O movimento de rotação é o que ela faz girando em torno do próprio eixo. O movimento de revolução é o giro que ela dá em torno da Terra. “Devido ao movimento, ela pode ter quatro fases: nova, crescente, cheia e minguante, ou quarto minguante.

A nova acontece quando a face iluminada não está voltada para terra. Por isso, quando olhamos, não a vemos. Devido à revolução, a Lua começa a aparecer, a se iluminar, por isso quarto crescente. Quando a lua é totalmente iluminada, chama-se lua cheia. Devido ao movimento, volta a escurecer e a chamamos de minguante”, disse o professor. Qual A Distancia Da Terra A Lua Ilustração mosta como ocorre o eclipse lunar (Foto: Reprodução / TV Globo) A Lua também faz o movimento de translação. Ela gira em torno do Sol junto com a Terra, o que permite os eclipses solar e lunar. “Quando você tem Sol, Lua e Terra, nessa posição, ocorre o eclipse solar.

As pessoas que estão na sombra que a luz projeta não veem o Sol. Nesse momento, é dia nesse hemisfério, e as pessoas não veem o Sol. Quando essa Lua, na fase de lua cheia, se esconde na sombra da Terra, temos o eclipse lunar, porque você não vai ver a Lua, que está dentro do cone de sombra da terra”, destacou o professor Beraldo Neto.

As fases da Lua também influenciam nas marés. “Quando Terra e Lua estão próximas, a força de gravidade é maior. Então, as marés dependem da força gravitacional trocada com a Terra. O sol também influencia, mas com menos intensidade, por ser mais distante”, finalizou Diego Mendonça.

Quanto tempo levaria para chegar a Plutão?

Jonathan AmosCorrespondente de Ciência da BBC News

25 janeiro 2015 Qual A Distancia Da Terra A Lua Crédito, REUTERS NASA Legenda da foto, Representação da sonda New Horizons, que se aproxima de Plutão e fará fotos inéditas do planeta anão Uma sonda da Nasa começará a fotografar Plutão após viajar 5 bilhões de quilômetros em nove anos para chegar ao planeta anão.

A missão está sendo anunciada como o último grande encontro na exploração planetária e será uma das primeiras oportunidades de estudar o planeta anão de perto. Como a sonda ainda está a 200 milhões de quilômetros de distância, Plutão dificilmente será perceptível nas imagens – apenas um pontinho de luz contra as estrelas.

Mas as imagens são fundamentais para um posicionamento mais perto da sonda New Horizons, da Nasa, que fará um sobrevoo em 14 de julho, e a equipe da missão diz que essa visão é necessária para ajudar a alinhar a nave espacial corretamente para o seu sobrevoo.

Uma complicação é que os sete diferentes instrumentos a bordo da nave precisam trabalhar em diferentes distâncias para obter seus dados. Para tanto, a equipe construiu um elaborado programa de observação. Isto significa que todo o tempo terá que ser bem preciso para garantir que o sobrevoo ocorra sem problemas.

A abordagem mais próxima de Plutão será realizada em 14 de julho, a uma distância de cerca de 13.695 km da superfície. Os planejadores de missão querem que os horários exatos sejam executados com uma tolerância de 100 segundos. A New Horizons saberá, então, para onde e quando apontar os instrumentos. Qual A Distancia Da Terra A Lua Crédito, AP NASA Legenda da foto, Diversos ângulos de Plutão capturados pelo telescópio Hubble Para aqueles que cresceram com a ideia de que havia “nove planetas”, este é o momento em que o conjunto ficará completo. Sondas já estiveram em todos os outros, até mesmo nos distantes Urano e Netuno.

Plutão é o último entre os “clássicos nove” a receber uma visita. Apesar de Plutão, uma rocha de 2,3 mil km coberta de gelo, ter sido rebaixado em 2006 para a condição de “planeta anão”, cientistas dizem que o entusiasmo continua o mesmo. Os anões são a classe planetária mais numerosa do Sistema Solar, e a sonda New Horizons é uma das primeiras oportunidades de estudar um deles de perto.

O primeiro conjunto de imagens de navegação não deverá ser nada especial. Mas,em maio, a sonda estará enviando imagens melhores do que qualquer outra tomada pelo Hubble.

Quantos anos luz da Terra para o Sol?

A distância da Terra ao Sol –

  1. O Sol fica a cerca de 150 milhões de km da Terra, o equivalente a 8 minutos-luz de distância (1 minuto-luz corresponde a 17 987 547 quilômetros).
  2. Essa distância é surpreendente, ainda mais se pensarmos que mesmo assim o Sol é a estrela que fica mais próxima do nosso planeta.
  3. Por conta da distância, a luz do Sol não chega a nós imediatamente; ela demora 8 minutos e 18 segundos para chegar à Terra.

Qual é o planeta mais próximo do Sol?

→ Mercúrio – Qual A Distancia Da Terra A Lua Mercúrio é um planeta que possui elevadas temperaturas pela proximidade com o Sol, mas não é o mais quente. O planeta Mercúrio é o mais próximo do Sol. A sua principal característica são as elevadas temperaturas, provocadas especialmente pela sua proximidade com a estrela solar assim como pela ausência de uma camada de gases completa, como a atmosfera terrestre.

Qual o valor do salário de um astronauta?

Um astronauta da NASA ganha quanto? – Na prática, a NASA informa que um astronauta novato, que acabou de ser recrutado, ganha em média US$ 66 mil anuais, o que dá pouco mais de R$ 320 mil ou algo na faixa de R$ 26 mil por mês. No entanto, profissionais com mais tempo de experiência podem faturar muito mais.

A maioria dos astronautas da NASA estão nos níveis GS-12 e GS-13 da empresa. Um GS-12 inicial recebe os US$ 66 mil por ano. Após alguns anos, ele sobe de nível, ainda na mesma categoria e na última fase do GS-12 pode receber US$ 86 mil anuais. Isso, claro, depende do tempo de casa e do desempenho do profissional.

Esses ainda não são os últimos níveis. Depois de alguns anos, o profissional pode ir para a etapa 1 do nível GS-13 e faturar US$ 78 mil por ano. A fase final do GS-13 possui o maior salário que um astronauta ganha, de incríveis US$ 102 mil. Um salário bastante robusto, mas que é muito difícil de ser alcançado.

SpaceX faz mais um voo recorde de um foguete Falcon 9 SpaceX lança com sucesso 59 satélites, incluindo dois da FAB Tempestade geomagnética faz SpaceX perder dezenas de satélites da Starlink

Tem gente no espaço agora?

Aplicativo revela quantos humanos estão no Espaço neste momento, em tempo real Apesar de hoje em dia poucas crianças sonharem em ser astronautas, o espaço sideral continua alimentando o imaginário de muita gente. Você por acaso já parou para pensar em quantos humanos estão fora da Terra no momento? Bem, sabia que existe um app só para atualizar sobre isso? Qual A Distancia Da Terra A Lua O nome é bem literal: (“Quantas pessoas estão no espaço agora?”). Além do número, ele informa há quantos dias cada pessoa está fora da Terra, além de encaminhar para o perfil de cada astronauta na Wikipédia. O app também envia notificações quando o número de pessoas no espaço muda, além de, de vez em quando, compartilhar fotos e vídeos registrados em órbita. Qual A Distancia Da Terra A Lua Ah, e que saber quantas pessoas estão no espaço agora? São três: o norte-americano, o japonês e o russo, Eles estão no espaço desde 17 de dezembro de 2017, quando partiram umo à Estação Espacial Internacional para participar das Expedições 54 e 55. Qual A Distancia Da Terra A Lua : Aplicativo revela quantos humanos estão no Espaço neste momento, em tempo real

O que os astronautas viram no lado escuro da Lua?

O lado oculto da Lua – Espaço do Conhecimento UFMG Quantas músicas e lendas já não ouvimos sobre o misterioso lado escuro da Lua? Quantas teorias? Quantas notícias? Mas, afinal, o que é o lado escuro da Lua? Bom, quero começar “deixando claro” que o lado escuro da Lua, na verdade, nem sempre está escuro.

Ele nada mais é do que o lado da Lua que nós não conseguimos avistar aqui da Terra. Sim, é exatamente isso: nós só enxergamos um lado da Lua, o outro está oculto. E é assim que vamos chamá-lo daqui em diante: o lado oculto da Lua. Você sabe porquê só vemos um dos lados da Lua? A resposta está no movimento do nosso satélite natural.

Observe os GIFs abaixo: GIF1. Fonte: USP – Animações astronômicas. Terra rotacionando 29,5 vezes enquanto a Lua realiza o movimento de translação em torno da Terra com apenas uma rotação. A Lua é uma rocha gigante presa pela gravidade da Terra. Com o passar dos anos, a Lua sincronizou o seu movimento de rotação e de translação com a Terra, ou seja: enquanto completa uma volta em torno da Terra (translação), a Lua também completa uma volta em torno de si mesma (rotação).

Isso faz com que ela tenha sempre a mesma face voltada para o nosso belo planeta azul. Nessa volta, que dura aproximadamente um mês (sendo mais exatos, 29,5 dias), vemos todas as fases da Lua. Ou seja, são necessários 29,5 dias para que a Lua, que estava com um dos seus lados iluminados, passe a tê-lo completamente iluminado novamente.

Já na Terra, esse fenômeno acontece a cada 24 horas, ou seja, no decorrer de 1 dia terrestre. GIF2: Fases da Lua. Fonte: USP – Animações astronômicas. Note pelo GIF2 que apenas uma face da Lua está voltada para Terra. No caso, a face oculta está completamente iluminada e o lado visível não está. Essa é a fase da Lua Nova. Você já se perguntou como é o lado oculto da Lua? Na imagem abaixo podemos vê-lo! Perceba que ele é bem mais claro, sem tantas regiões de solo escuro como no lado visível: Qual A Distancia Da Terra A Lua Fonte: Nasa. Imagem: Lado esquerdo, lado visível da lua. Lado direito, lado oculto da Lua. GIF3: Rotação da Lua. Fonte: Pinterest Você sabe o que são essas regiões escuras? Elas são os famosos mares lunares. Mas calma que não tem mar na Lua! Esse nome pegou porque alguns dos cientistas mais antigos acreditavam que essas manchas eram mares, mas na verdade foram formadas por erupções vulcânicas.

  • Sim, há vulcões na Lua! Não estou dizendo que estão ativos, mas as rochas das regiões mais escuras indicam que eles estiveram bem ativos por um tempo.
  • As regiões mais claras, por sua vez, representam o solo mais antigo da Lua.
  • Nele há menos vulcões e podemos ver melhor os choques que os meteoros tiveram com o satélite, deixando crateras e levantando muita poeira.

A Lua também tem gravidade e por isso atrai alguns dos meteoros que se chocam com ela, protegendo o nosso planeta de ser atingido por eles. Como a sua atmosfera não é densa como a nossa, ela tem muito mais crateras do que a Terra. Isso porque a atmosfera terrestre destrói muitos dos asteroides que se “chocam” com o nosso planeta.

Quanto tempo dura 1 dia no espaço?

24 horas? Cientista mostra duas maneiras de medir um dia na Terra Quanto tempo a leva para completar uma rotação de exatos 360 graus? Se você respondeu “24 horas”, tecnicamente está errado. A resposta correta é: 23 horas e 56 minutos. Esse intervalo de tempo é chamado de “dia sideral”.

  1. Mas como a Terra se move em sua órbita ao redor do, ela tem que se mover 1 grau a mais para que ele retorne à mesma posição no céu, ou seja, 361 graus.
  2. Isso leva 4 minutos a mais, resultando nas “24 horas” com as quais estamos acostumados.
  3. É um “dia solar”.
  4. É o que mostra a mais nova animação de James O’Donoghue, cientista da Agência Espacial Japonesa (JAXA) conhecido por seus vídeos ilustrando conceitos relacionados ao espaço, que vão da à, de Star Trek.

Em fevereiro, ele chamou a atenção ao eleger o emoji que melhor representa, Nós contamos os dias pela medida mais longa, o dia solar. E embora 4 minutos pareçam uma diferença pequena, ela se acumula rapidamente: um ano sideral tem 366 dias, em vez dos 365 do ano solar.

Como os astronautas vão ao banheiro no espaço?

Ser astronauta foi a resposta padrão de muitas crianças à célebre pergunta “o que você quer ser quando crescer?”. No entanto, realizar esse sonho de infância é algo bem complicado e o caminho para isso é para lá de árduo, sendo necessário muito estudo e treinamento pesado.

Mas depois de chegar lá, no topo da carreira, ainda há muito perrengue para se enfrentar, um deles é o banheiro de astronauta. Você já se perguntou como é e como funciona um banheiro de astronauta? É como um banheiro de ônibus de viagem ou de um avião ou é mais como um banheiro químico de festival de música? Para quem nunca teve a oportunidade de saber como os pesquisadores que estão na Estação Espacial Internacional (ISS) fazem para se aliviar, a hora é essa.

Leia mais:

“Água solar” foi encontrada na Lua; entenda Rover chinês encontra um tipo de rocha nunca antes visto na Lua Tecnologia espacial israelense se prepara para decolar; saiba mais

Um banheiro de astronauta é muito mais parecido com um banheiro de um ônibus de viagem, mas essa semelhança é apenas visual, já que, diferente daquele veículo usado em excursões, o cheiro não é tão desagradável. O funcionamento também é muito diferente, ao menos no que se refere às fezes. Enquanto nos ônibus elas vão parar na estrada, na ISS, elas não vão para o espaço. Qual A Distancia Da Terra A Lua (Com exceção do assento, o banheiro dos astronautas é muito diferente do que os que temos aqui na Terra. Crédito: Nasa/Divulgação) Todos os dejetos sólidos são desidratados descartados por meio de um jato de ar comprimido para dentro de um compartimento.

Além disso, os pesquisadores precisam se prender ao assento para não ficarem flutuando e errarem o alvo. Após darem a descarga, que não usa água, os dejetos sólidos são desinfetados, compactados e armazenados em um compartimento para remoção após a aterrissagem da nave, Com os dejetos líquidos, a coisa é um pouco diferente.

Depois que os astronautas usam o banheiro, a urina é lançada no espaço, onde evapora rapidamente. Porém, parte dessa urina continua dentro da nave e acaba se misturando aos outros líquidos que são capturados em forma de vapor e acabam sendo usados para que os astronautas tomem seus banhos de esponja.

  1. Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal! É jornalista formado pela Universidade Anhembi Morumbi, de São Paulo.
  2. Fanático por novelas, iniciou sua carreira no entretenimento, mas desde 2021 escreve sobre tecnologia, assunto que aprendeu a amar Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero.

Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.

Quantos anos demora para ir pro espaço?

Folha de S.Paulo – Duração de viagens espaciais por meios tradicionais – 10/6/1996 | |

Duração de viagens espaciais por meios tradicionais KATHY WOLLARD Texto Anterior:

Quanto tempo levaria viajar até o Sol e até a Lua por nave espacial, avião, de carro ou a pé? Claro que não podemos viajar pelo espaço por esses meios, mas calcular o tempo é fácil.A Lua é o astro mais próximo da Terra -fica a 380 mil quilômetros de distância.

Se você viajasse na sonda espacial robótica Pionner, a nave espacial mais veloz, cobriria a distância entre a Terra e a Lua em mais ou menos duas horas.Já um avião a jato, viajando a 1.200 km/h, levaria quase duas semanas. Um carro, a uns 96 km/h, precisaria de quase seis meses. Uma pessoa caminhando em ritmo acelerado -mais ou menos 6,5 km/h- precisaria de quase sete anos antes de chegar à poeirenta superfície lunar.A distância que separa a Terra do Sol -149 milhões de quilômetros- é tão grande que faz a viagem à Lua parecer uma ida até a padaria da esquina.

Mesmo a Pioneer levaria quase um mês para chegar ao Sol. Para o avião a jato, seriam cerca de 14 anos de vôo. De carro, você levaria uns 177 anos. E para chegar a pé até a nossa estrela flamejante seria preciso caminhar 2.654 anos.Agora, imagine como seria uma viagem de travessia da nossa galáxia, a Via Láctea.

  • Nesse caso, é mais fácil pensar em anos-luz do que em quilômetros (um ano-luz equivale a 9,6 trilhões de quilômetros).
  • A Via Láctea tem uns 160 mil anos-luz de largura.
  • Para atravessá-la de carro levaríamos espantosos 1,8 trilhão de anos.Apesar de imensa, a Via Láctea não passa de uma entre centenas de bilhões de galáxias.

É por isso que as verdadeiras viagens espaciais -não apenas as viagens aos planetas do nosso pequeno sistema solar, mas viagens a outras estrelas e seus planetas- são um problema muito difícil de resolver. Mesmo que vierem a ser construídas espaçonaves muitíssimo velozes, os viajantes espaciais futuros talvez tenham de fazer planos de passar suas vidas inteiras viajando.Perguntas para Kathy Wollard devem ser enviadas em inglês para P.O.

Qual o tempo de viagem para Marte?

Nasa quer foguete nuclear para chegar a Marte na metade do tempo

  • Em menos de três anos, os poderão testar no espaço um foguete movido a,
  • A agência espacial nacional,, e a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa, ou Darpa, anunciaram na última quarta-feira (26) que a Lockheed Martin foi selecionada para projetar, construir e testar um sistema de propulsão que poderá um dia levar velozmente astronautas numa viagem a,
  • A BWX Technologies, com sede em Lynchburg, na Virgínia, construirá o reator de fissão nuclear no centro do motor.

Qual A Distancia Da Terra A Lua Ilustração da espaçonave movida a energia nuclear proposta pela Lockheed Martin, que foi escolhida pela Nasa para criar o projeto de propulsão que pode levar o homem a Marte – Lockheed Martin via NYT O programa de US$ 499 milhões é denominado Draco, abreviação de Demonstration Rocket for Agile Cislunar Operations (Foguete de Demonstração para Operações Cislunares Ágeis).

  1. E se uma espaçonave pudesse chegar a Marte na metade do tempo que leva atualmente? A cada 26 meses, mais ou menos, Marte e Terra estão perto o suficiente para uma jornada mais curta entre os planetas.
  2. Mesmo assim, é uma viagem bem longa, durando de sete a nove meses.
  3. Na maior parte do tempo, a espaçonave está apenas navegando pelo espaço.

Mas se a nave pudesse continuar acelerando durante a primeira metade da jornada e depois começasse a desacelerar novamente o tempo de viagem poderia ser reduzido. Os atuais motores de foguetes, que normalmente dependem da combustão de um combustível como hidrogênio ou metano com oxigênio, não são eficientes o bastante para realizar isso; não há espaço suficiente na espaçonave para transportar tanto propelente.

Já as reações nucleares, que geram energia a partir da divisão dos átomos de urânio, são muito mais eficientes. O motor do Draco consistiria em um reator nuclear que aqueceria o hidrogênio de -420 graus Fahrenheit (-251ºC) a tórridos 4.400ºF (2.426ºC), com o gás quente saindo de um bocal para gerar impulso.

Uma maior eficiência de combustível poderia acelerar as viagens a Marte, reduzindo a quantidade de tempo que os astronautas passam expostos ao ambiente traiçoeiro do espaço profundo. A propulsão nuclear também pode ter usos mais próximos de casa, e é por isso que a Darpa está investindo no projeto.

A tecnologia poderá permitir manobras rápidas de satélites militares em órbita da Terra. A propulsão nuclear para o espaço não é uma ideia nova. Nas décadas de 1950 e 1960, o Projeto Orion —financiado pela Nasa, a Força Aérea e Agência de Projetos de Pesquisa Avançada dos EUA— cogitou usar explosões de para acelerar espaçonaves.

Ao mesmo tempo, a Nasa e outras agências empreenderam o Projeto Rover e o Projeto Nerva, iniciativas que visavam desenvolver motores termonucleares semelhantes em conceito aos que são o alvo do programa Draco. Uma série de 23 reatores foram construídos e testados, mas nenhum foi lançado ao espaço.

  1. “As capacidades técnicas, incluindo os primeiros protocolos de segurança, continuam viáveis hoje”, disse Tabitha Dodson, diretora de projeto da Draco, em entrevista coletiva na quarta-feira.
  2. Uma diferença fundamental entre a Nerva e a Draco é que a Nerva usou urânio para armamentos em seus reatores, enquanto a Draco usará uma forma menos enriquecida de urânio.
  3. O reator não seria ligado até chegar ao espaço, parte das precauções para minimizar a possibilidade de um acidente radioativo na Terra.
  4. “A Draco já fez todas as nossas análises preliminares em todo o espectro de possibilidades de acidentes, e descobriu que estamos totalmente abaixo da baixa probabilidade e totalmente abaixo da pequenina quantidade de liberação”, disse Dodson.

O desenvolvimento do Draco deve culminar com um teste em voo do motor termonuclear. Kirk Shireman, vice-presidente da Lockheed Martin, disse que o lançamento está programado para o final de 2025 ou início de 2026. A espaçonave de demonstração provavelmente orbitaria a uma altitude entre 700 km e 2.000 km, disse Dodson.

Quanto tempo leva para ir da Terra a Saturno?

Após quase sete anos de viagem e 3,5 bilhões de quilômetros percorridos, chega a Saturno a nave espacial Cassini, projeto desenvolvido em parceria entre as agências espaciais dos Estados Unidos (Nasa) e vários países europeus. No dia 1 o de julho, a sonda enfrenta o momento mais crítico de sua missão depois do lançamento: quando Cassini alcançar Saturno, um dispositivo ateará fogo ao motor principal da nave para diminuir sua velocidade e fazer com que ela seja ‘capturada’ como um satélite do planeta. Após reduzir sua velocidade, a sonda Cassini será ‘capturada’ pela gravidade de Saturno e começará sua órbita em torno do planeta. A manobra deve durar cerca de 90 minutos. (imagens: Nasa/JPL) Este será o melhor momento para observar os famosos anéis e a superfície do segundo maior planeta do Sistema Solar.

  1. Em sua passagem mais próxima por Saturno, Cassini entrará na órbita do planeta para iniciar uma exploração detalhada que deve durar quatro anos.
  2. A observação contínua permitirá que a missão analise as propriedades físicas do interior e da atmosfera de Saturno e suas relações com as camadas mais afastadas do planeta.

Serão coletados dados sobre aspectos como distribuição de temperatura, composição química, campo magnético ou formação de nuvens e ventos. Os cientistas pretendem, com o estudo, responder questões fundamentais sobre a evolução dos planetas. Com 31 luas conhecidas e anéis extensos e brilhantes, Saturno é considerado equivalente a uma miniatura do Sistema Solar. À esquerda, Saturno fotografado pela sonda Cassini. À direita, Titã, cuja atmosfera composta basicamente de nitrogênio e compostos de carbono é semelhante à da Terra antes de ser habitada por seres vivos A busca de esclarecimentos para questões antigas passará também por Titã, principal lua de Saturno.

Em dezembro, Cassini enviará ao satélite a sonda Huygens, que estudará com especial atenção as moléculas existentes em sua atmosfera e superfície. Rica em material orgânico, a camada de gases que envolve Titã pode ajudar a esclarecer como a vida começou na Terra a partir de compostos complexos de carbono.

Os cientistas esperam que a lua preserve, congeladas, algumas das substâncias químicas semelhantes às que precederam a vida em nosso planeta. O franco-italiano Giovanni Domenico Cassini (1625-1712; esq.) identificou 4 luas de Saturno e descobriu que os anéis do planeta são divididos em dois grupos por uma lacuna, batizada com seu nome. O holandês Christiaan Huygens (1629-1695) descobriu Titã e foi o primeiro a explicar o surgimento dos anéis de Saturno Mais de US$ 3 bilhões foram gastos na missão.

Para o astrofísico Walter Maciel, do Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo (IAG/USP), o investimento vale a pena: “será possível fazer uma pesquisa detalhada de muitas estruturas ao mesmo tempo — atmosfera planetária, magnetosfera, formação de satélites etc. — e minimizar as imprecisões que ocorrem em estudos de planetas cujas estruturas permanecem desconhecidas.

Observações da atmosfera, por exemplo, requerem dados de regiões mais afastadas, como a magnetosfera. Determinar as propriedades de várias camadas ao mesmo tempo garante um maior grau de precisão”, ressalta. Catarina Chagas Ciência Hoje On-line 30/06/04 Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência, melhorar o desempenho de nossos sites, analisar como você interage conosco e personalizar conteúdo.

Quanto tempo levaria para chegar a Plutão?

Jonathan AmosCorrespondente de Ciência da BBC News

25 janeiro 2015 Qual A Distancia Da Terra A Lua Crédito, REUTERS NASA Legenda da foto, Representação da sonda New Horizons, que se aproxima de Plutão e fará fotos inéditas do planeta anão Uma sonda da Nasa começará a fotografar Plutão após viajar 5 bilhões de quilômetros em nove anos para chegar ao planeta anão.

  • A missão está sendo anunciada como o último grande encontro na exploração planetária e será uma das primeiras oportunidades de estudar o planeta anão de perto.
  • Como a sonda ainda está a 200 milhões de quilômetros de distância, Plutão dificilmente será perceptível nas imagens – apenas um pontinho de luz contra as estrelas.

Mas as imagens são fundamentais para um posicionamento mais perto da sonda New Horizons, da Nasa, que fará um sobrevoo em 14 de julho, e a equipe da missão diz que essa visão é necessária para ajudar a alinhar a nave espacial corretamente para o seu sobrevoo.

Uma complicação é que os sete diferentes instrumentos a bordo da nave precisam trabalhar em diferentes distâncias para obter seus dados. Para tanto, a equipe construiu um elaborado programa de observação. Isto significa que todo o tempo terá que ser bem preciso para garantir que o sobrevoo ocorra sem problemas.

A abordagem mais próxima de Plutão será realizada em 14 de julho, a uma distância de cerca de 13.695 km da superfície. Os planejadores de missão querem que os horários exatos sejam executados com uma tolerância de 100 segundos. A New Horizons saberá, então, para onde e quando apontar os instrumentos. Qual A Distancia Da Terra A Lua Crédito, AP NASA Legenda da foto, Diversos ângulos de Plutão capturados pelo telescópio Hubble Para aqueles que cresceram com a ideia de que havia “nove planetas”, este é o momento em que o conjunto ficará completo. Sondas já estiveram em todos os outros, até mesmo nos distantes Urano e Netuno.

  • Plutão é o último entre os “clássicos nove” a receber uma visita.
  • Apesar de Plutão, uma rocha de 2,3 mil km coberta de gelo, ter sido rebaixado em 2006 para a condição de “planeta anão”, cientistas dizem que o entusiasmo continua o mesmo.
  • Os anões são a classe planetária mais numerosa do Sistema Solar, e a sonda New Horizons é uma das primeiras oportunidades de estudar um deles de perto.

O primeiro conjunto de imagens de navegação não deverá ser nada especial. Mas,em maio, a sonda estará enviando imagens melhores do que qualquer outra tomada pelo Hubble.

Quanto tempo leva para ir da Terra até o Sol?

A distância da Terra ao Sol Por conta da distância, a luz do Sol não chega a nós imediatamente; ela demora 8 minutos e 18 segundos para chegar à Terra.