Laboratorio Cianorte

Dicas, Recomendações, Ideias

Qual A ImportNcia Da GináStica De Condicionamento FíSico?

Qual é a importância da ginástica do condicionamento físico?

Page 4 – Coordenador: Prof. Reginaldo Gonçalves O sedentarismo é um fator que isoladamente provoca uma série de problemas relacionados à saúde que resultam em várias doenças que consequentemente levam o individuo a morte prematura (McArdle, W. D, Katch, F.

  1. I, Katch, V.L.
  2. Fisiologia do Exercício, Energia, Nutrição e Desempenho Humano,p.419-458, 470-541, 900. Ed.
  3. Guanabara Kogan, 2003).
  4. Por outro lado, estudos indicam que a prática regular de exercício físico proporciona benefícios que vão desde a prevenção e tratamento de doenças até a promoção da saúde.
  5. Estudos indicam que cerca de 20 a 30% da população brasileira têm a pressão arterial (PA) acima do nível recomendado, por esse motivo modificações no estilo de vida incluído alimentação adequada e a prática do exercício físico são importantes medidas de intervenção para o controle da alta da PA.

O diabetes melito do tipo 2 é outra doença que vem tomando proporções epidêmicas tendo como uma das razões a prevalência da obesidade e dos hábitos de vida sedentário. Ela pode ser evitada e até mesmo tratada através da prática regular do exercício físico, por possibilitar o controle metabólico, reduzir o risco cardiovascular e prevenir as complicações crônicas das doenças (Monteiro, H.

L, Rolim, L.M. C, Squinca, D. A, Silva, F. C, Ticianeli, C.C. C, Amaral, S.L., Efetividade de um programa de exercícios no condicionamento físico, perfil metabólico e pressão arterial de pacientes hipertensos, Revista Brasileira de Medicina do Esporte – Vol.13, nº 2 – Mar/Abr, 200; Sociedade Brasileira de Cardiologia, 2005.

I Diretriz Brasileira de Diagnóstico e Tratamento da Síndrome Metabólica.) O Condicionamento físico é uma modalidade de pratica de atividade físico em que o individuo alcança melhora no funcionamento músculo-esquelético e metabólico através do aprimoramento na força muscular, potência, resistência cardiovascular, resistência muscular e na flexibilidade.

A ferramenta utilizada nesse tipo de atividade é o treinamento aeróbico, de força e de flexibilidade. Os benefícios relacionados à saúde decorrentes dessa prática vão desde a melhora em aspectos psicobiológicos quanto no perfil metabólico (MELLO, M.T.; BOSCOLO, R.A.; ESTEVES, A.M.; TUFIK.S. O exercício físico e os aspectos psicobiológicos,

Rev Bras Med Esporte _ Vol.11, Nº 3 – Mai/Jun, 2005).

  1. Em decorrência de observarmos que alunos e servidores (professores, vigilantes, seguranças e corpo administrativo) que atuam no Campus Saúde/UFMG têm um estilo de vida sedentário, o projeto Condicionamento Físico têm sido oferecido pelo Laboratório do Movimento como uma alternativa de promover a prática regular da atividade física e seus benefícios, consequentemente reduzindo o número de faltas devido a problemas de saúde.
  2. A comunidade externa a UFMG como os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e a população em geral também é atendida pelo projeto a fim de proporcionar também a esse público uma alternativa de manterem-se ativos além de prevenirem e tratarem problemas relacionados à saúde comuns ao consequentemente sedentarismo.
  3. Objetivo geral
  4. Objetivos específicos

Proporcionar melhora no condicionamento físico dos indivíduos através de melhoras nos aspectos da força muscular, potência, resistência cardiovascular, resistência muscular e na flexibilidade além de prevenir e tratar problemas relacionados ao sedentarismo.

  • Promover melhora na força, resistência de força, resistência cardiovascular e flexibilidade;
  • Possibilitar que funcionários do Campus Saúde/UFMG pratiquem atividades físicas regulares alcançando através dessa conduta melhoras na saúde e no dia-a-dia de trabalho;
  • Possibilitar que vigilantes e seguranças do Campus Saúde/UFMG pratiquem atividades físicas regulares alcançando, portanto benefícios para a sua saúde, desenvolvendo sua resistência aeróbica, força muscular que são indispensáveis em seu ofício;
  • Possibilitar a prática de atividade física no intuito de prevenir e tratar doenças relacionadas ao estilo de vida sedentário com obesidade, diabetes melito tipo 2, hipertensão e doenças cardiovasculares.

Metodologia

  • Sessões de treinamento individualizado programadas considerando-se a condição física (investigada através da avaliação física), objetivo e tempo disponível do aluno;
  • O programa de treinamento de cada aluno é montado a partir da manipulação dos componentes da carga de treinamento: intensidade, volume, duração, freqüência e densidade e análise das variáveis estruturais do treinamento;
  • Realização de alongamentos ativo e/ou passivo, dinâmicos e/ou estáticos como conteúdo para treinar a flexibilidade.

O que a ginástica de condicionamento físico?

É a ginástica indicada para manutenção da boa forma e do bom desempenho das funções orgânicas. Praticada em academias ou na forma de atividade física livre, respeitando uma frequência, intensidade e duração adequadas.

Quais são as atividades de condicionamento físico?

Atividades que você pode exercer com esta CNAE: –

As atividades de condicionamento físico (fitness), tais como: ginástica, musculação, yoga, pilates, alongamento corporal, anti-ginática, etc., realizadas em academias, centros de saúde física e outros locais especializadosAs atividades de hidroginásticaAs atividades de instrutores de educação física, inclusive individuais (personnal trainers)

Qual é a finalidade da ginástica para Todos?

Tem por objetivo promover o lazer saudável, proporcionando bem estar aos praticantes, favorecendo a performance coletiva, mas respeitando as individualidades.

Como é feito o condicionamento físico?

Como desenvolver condicionamento físico agora? – Em seus estudos, a Organização Mundial de Saúde recomenda que, para ter condicionamento físico, um adulto deve praticar:

  • 150 minutos de exercícios aeróbicos de intensidade moderada por semana;
  • Atividade de fortalecimento muscular ao menos três vezes na semana.
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Quem pratica ginástica de condicionamento físico?

Educação Física – Ginástica de condicionamento físico.

  • Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 7ª ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.
  • Iniciaremos mais uma sequência didática que apresenta como objetivo principal desenvolver saberes alusivos à Ginástica de condicionamento físico.
  • GINÁSTICA DE CONDICIONAMENTO FÍSICO

Qual A ImportNcia Da GináStica De Condicionamento FíSico Imagem disponível em:, Data de acesso: 02 de fevereiro de 2022.

  1. CONCEITO
  2. Ginástica de condicionamento físico é uma modalidade da ginástica da categoria ginástica não competitiva que apresenta como objetivo melhorar a aptidão física, a capacidade cardiorrespiratória e neuromuscular por meio das capacidades físicas (agilidade, coordenação, equilíbrio, flexibilidade, força e velocidade, utilizando uma variedade de movimentos e técnicas para trabalhar diferentes grupos musculares.
  3. CARACTERÍSTICAS DA GINÁSTICA DE CONDICIONAMENTO FÍSICO
  4. VARIEDADE DE EXERCÍCIOS: Essa modalidade envolve uma gama de exercícios de que trabalham grupos musculares e habilidades físicas como: agilidade, velocidade, equilíbrio, coordenação motora, flexibilidade e resistência,
  5. INTENSIDADE VARIÁVEL: Os exercícios podem ser adaptados para diferentes níveis de condicionamento físico, permitindo que o praticante aumente gradualmente a intensidade e a dificuldade dos exercícios.
  6. FOCO NA SAÚDE: Essa modalidade é voltada para a melhoria da saúde e do bem-estar geral do praticante, contudo pode ser utilizada para competição ou desempenho atlético.
  7. QUEM PODE PRATICAR GINÁSTICA DE CONDICIONAMENTO FÍSICO?

A Ginástica de condicionamento físico é indicada para pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico, e pode ser adaptada de acordo com as necessidades e objetivos individuais de cada praticante. Além de melhorar a saúde, a ginástica e condicionamento físico também podem trazer benefícios para saúde mental, aumento da densidade óssea, como a redução do estresse e da ansiedade.

  • Vamos responder algumas questões?
  • A Ginástica de condicionamento físico pode ser adaptada para diferentes níveis de condicionamento físico
  • (A) aumentando ou diminuindo a intensidade de exercícios.
  • (B) modificando a duração e a frequência dos exercícios.
  • (c) utilizando equipamentos de apoio, como pesos e elásticos.
  • (D) todas as alternativas anteriores.
  • QUESTÃO 02
  • Antes de iniciar a prática da ginástica de condicionamento físico deve-se seguir algumas orientações e cuidados importantes

I. Consultar um médico para avaliação da saúde. II. Escolher um profissional qualificado para orientação dos exercícios. III. Realizar aquecimento adequado antes dos exercícios. IV. Utilizar os equipamentos de ginástica, sem orientação de um profissional em educação física.

  1. (A) enunciados I e II estão corretas.
  2. (B) enunciados II e III estão corretos.
  3. (C) enunciado I e IV estão corretos.
  4. (D) enunciados I,II e III estão corretos.
  5. Questão 0 3

Para responder em seu caderno. Como a ginástica de condicionamento físico pode ser combinada com outras atividades físicas? Questão 0 4 Exercitando a mente. Encontre nas palavras cruzadas as capacidades físicas básicas da ginástica e condicionamento físico.

C O O R D E N A Ç Â O Q W E A
R T Y U E I O P A S D F G H G
J K L Ç Q Z X C V B N M Q W I
E R T Y U F O R Ç A A S D F L
M N B V I C O X E E L K J H I
G F D S L A Q R Q R R T Y U D
A R S D Í F G H U S L P O I A
F L E X I B I L I D A D E Y D
Z C X O R V B N L Q W E R I E
A S D F I G H J Í L Ç Z X C V
Q E R A O Z X S B E D C V F R
M N B V I C O X R Ç L K J H I
G F D S L A Q R I E R T Y U D
A R S D Í F G H O J L P O I A
Y R E S I S T Ê N C I A T U I

ASSISTA AO VÍDEO ACERCA DA GINÁSTICA DE CONDICIONAMENTO NA ACADEMIA. CANAL ELAINE FARIA DE OLIVEIRA “GINASTICA DE CONDICIONAMENTO FÍSICO NA ACADEMIA”. Disponível em:, Acesso em: 18 fev.2022.

Autoria Elaine Faria de Oliveira
Formação Educação Física
Componentes Curriculares Educação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento (GO-EF07EF23) Praticar diversas modalidades da ginástica, priorizando as de condicionamento físico.
Referências DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva.2. ed. – Maringá : Eduem, 2017.v.3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) ISBN 978-85-7628-711-7 (v.3) 1. Ginástica.2. Dança.3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref.V. Título Cdd 22.ed.796.

Educação Física – Ginástica de condicionamento físico.

Quem pode fazer a ginástica de condicionamento físico?

A Ginástica de Condicionamento Físico (GCF), se bem orientada, não possui contraindicações, podendo ser direcionada para todos os grupos da população: crianças, adolescentes, homens, mulheres, idosos e gestantes, lembrando que as características e as particularidades de cada público devem ser respeitadas.

Quais são os principais objetivos da ginástica de conscientização corporal?

Então, a Ginástica de conscientização corporal consiste em novas maneiras de como o corpo deve ser abordado e o objetivo desta forma de ginástica é utilizar diferentes técnicas alternativas ou ginásticas suaves para que o indivíduo se sinta bem, tanto fisicamente, quanto mentalmente.

Qual é a origem da ginástica?

A ginástica desenvolveu-se efetivamente na Grécia antiga, a partir dos exercícios que os soldados praticavam, incluindo habilidades e também acrobacias. A palavra Ginastica, surgiu do grego Gymnastiké, que é a arte de fortificar o corpo e também dar-lhe agilidade.

Qual é a ginástica mais popular?

A Ginástica Artística é a mais famosa dentre as Ginásticas. Esteve presente desde os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 1896.

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Quais as 4 principais ginástica de condicionamento físico?

O condicionamento físico integra 4 tipos: equilíbrio, flexibilidade, força e resistência. Vamos ver no detalhe o que cada um representa, exercícios adequados e seus benefícios.

Quais são os 4 tipos de condicionamento?

Existem 4 tipos de condicionamento físico: resistência, força, flexibilidade e equilíbrio. Saiba como desenvolver cada um deles. Condicionamento físico está ligado à prática de exercícios. Por sua vez, exercícios são qualquer atividade que exige do corpo esforço maior do que as atividades diárias normais.

Às vezes, podemos nos esquecer da simplicidade dessa definição. Ficamos tão obcecados com pares de tênis, programas de academias, contadores de frequência cardíaca, ciência, roupas e modas passageiras e aparelhos superpoderosos que desistimos de fazer exercícios. Deixe tudo isso de lado. O exercício nada mais é do que movimentar o corpo para ter uma boa saúde.

Claro que alguns exercícios são melhores do que outros e que diferentes movimentos afetam o corpo de maneiras diversas. Mas entender os tipos é fácil – assim como fazê-los – se você não deixar professores de educação física e revistas de saúde complicarem as coisas.

Leia também: Inatividade física: um fator de risco independente Eis o que sugerimos: jogue fora tudo o que você acha que sabe sobre exercícios e comece de novo agora. A seguir, damos explicações sobre os quatro tipos de condicionamento: resistência, força, flexibilidade e equilíbrio. Em seguida, mostramos em quais você precisa se concentrar para ter uma saúde perfeita hoje e amanhã.

Por fim, mostramos séries de exercícios específicas para você realizar na maioria das manhãs ou noites e que trarão os melhores resultados com o mínimo de investimento de tempo e esforço.

Qual a importância da prática de atividade física?

​ A atividade física produz substâncias capazes de reduzir a pressão arterial por até 24h, diminuindo o risco de complicações e agravamento de doenças cardiovasculares, como acidente vascular encefálico, infarto e doença arterial obstrutiva periférica.

O que a ginástica contribui para o desenvolvimento humano?

Além de estimular um estilo de vida saudável, incluindo novos hábitos de alimentação, as atividades propostas pelos profissionais trazem benefícios para todas as idades. Por meio de exercícios de ginástica, jogos e brincadeiras, a Educação Física contribui para o desenvolvimento motor e cognitivo das pessoas.

Quais são os principais elementos da ginástica?

Educação Física – Conhecendo os fundamentos da Ginástica Esta proposta de atividade de Educação Física é destinada aos estudantes do 3º Ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A GINÁSTICA É UM ELEMENTO DA CULTURA CORPORAL. ELA ENVOLVE A PRÁTICA DE UMA SÉRIE DE MOVIMENTOS QUE EXIGEM FORÇA, FLEXIBILIDADE E COORDENAÇÃO MOTORA.

OS ELEMENTOS BÁSICOS (DESLOCAMENTOS, EQUILÍBRIOS, SALTOS, GIROS, ROTAÇÕES E ACROBACIAS) SÃO CONSTITUÍDOS DE MOVIMENTOS QUE PODEM SER UTILIZADOS EM VÁRIOS TIPOS DE GINÁSTICA (ARTÍSTICA, RÍTMICA, ACROBÁTICA, DE TRAMPOLIM E AERÓBICA), INCLUSIVE A GINÁSTICA PARA TODOS, ENTENDIDA DE FORMA MAIS ABRANGENTE E CONSTITUÍDA POR TODOS ESSES ELEMENTOS.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES? Disponível em: acesso em 22, maio.2022 QUESTÃO 1 A GINÁSTICA É UM ELEMENTO DA CULTURA CORPORAL QUE ENVOLVE A PRÁTICA DE UMA SÉRIE DE MOVIMENTOS QUE EXIGEM FORÇA, FLEXIBILIDADE E COORDENAÇÃO MOTORA. SABENDO DISSO, ESCREVA QUAIS SÃO OS ELEMENTOS BÁSICOS PARA SUA EXECUÇÃO. 2- 3- SAIBA MAIS VAMOS APRENDER UM POUQUINHO MAIS SOBRE A GINÁSTICA, FALANDO SOBRE A HISTORIA COM A PROFESORA DENISE DE CASTRO. Canal Profdenise Castro “”. Disponível em:, Acesso em: 27 de Mai 2022. Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1yLadZJDeyumDcq1JGUPd3A36K16e5NKi?usp=sharing

Componente Curricular: Educação Física
(GO-EF03EF07) Experimentar e demonstrar, de forma individual e coletiva, combinações de diferentes elementos da ginástica geral, como equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais, propondo coreografias com diferentes temas do cotidiano. (GO-EF03EF16) Descrever, por meio de múltiplas linguagens: corporal, oral, escrita e audiovisual, as características dos elementos básicos da ginástica geral.
Referências : Darido, Suraya Cristina: Para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola. Campinas, SP: Parpirus, 2007. DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Darido, Suraya Cristina, Práticas corporais: educação física: 1º ao 2º anos: manual do professor. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018 Site CBO (Confederação Brasileira de Ginástica) – – Acesso em 19/03/2022

Educação Física – Conhecendo os fundamentos da Ginástica

O que é ginástica e quais os tipos?

Em preparação para os Jogos Olímpicos, o Portal MultiRio publica uma série de matérias sobre as diversas modalidades olímpicas e paralímpicas que são disputadas. A ginástica, por exemplo, é um esporte que se divide em três modalidades: artística, de trampolim e rítmica – cada uma com suas particularidades e competições independentes.

Suas origens remetem às sociedades da Grécia Antiga. Os gregos tinham como hábito a prática de exercícios para manter o corpo em forma, na preparação para diversos outros esportes e até no treinamento militar. Ao longo dos anos, os praticantes foram incorporando o uso de aparelhos aos treinos. A ginástica começou a se popularizar na Alemanha e na França a partir de 1811, com a implantação da primeira escola de treinamento ao ar livre.

Em 1881, aconteceu a fundação da Federação Internacional de Ginástica (FIG) e, em 1896, nos primeiros Jogos da Era Moderna, realizados em Atenas, a modalidade entrou no programa olímpico e nunca mais deixou de ser disputada. Ginástica artística Durante os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, a ginástica artística era disputada apenas por homens.

  1. Ao longo dos anos 1920, houve uma evolução dos aparelhos individuais, sendo que, nos Jogos de 1924, começaram as competições por equipe.
  2. Somente em 1928, em Amsterdã, as mulheres puderam participar de uma disputa em times.
  3. A competição individual feminina com o uso de aparelhos só teve início em Helsinque, em 1952.
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Atualmente, o programa de ginástica artística masculina inclui eventos de solo, salto, barras fixas, barras paralelas, cavalo com alças e argolas. Já as mulheres competem no solo, salto, barras assimétricas e trave de equilíbrio. Ginástica rítmica A modalidade surgiu da mistura de danças clássicas e dos exercícios em grupo com coreografia. Na década de 1920, a disciplina era disputada em competições na extinta União Soviética e ganhou popularidade nas escolas europeias. Porém, somente em 1961 o esporte se tornou parte da FIG e, três anos depois, foi realizado o primeiro mundial de ginástica rítmica em Budapeste, na Hungria.

Em 1956, em Melbourne, aconteceu a primeira demonstração olímpica e, pouco a pouco, as rotinas com objetos passaram da ginástica artística para a rítmica. Oficialmente, a disciplina entrou no programa olímpico na edição de 1984, em Los Angeles, com disputas individuais, e, em equipes, 12 anos depois, em Atlanta.

Durante os torneios, as atletas combinam movimentos e dança. Na competição individual, cada participante apresenta uma rotina em solo com um dos cinco elementos: corda, bola, arco, fita e maças. Nas provas por equipe, cinco atletas se apresentam duas vezes com os objetos. É a mais nova modalidade de ginástica a fazer parte dos Jogos Olímpicos, tendo nascido na década de 1930 nos Estados Unidos, como uma invenção de George Nissen, professor de Educação Física e campeão universitário de ginástica. Inspirado pelas redes de segurança dos trapezistas de circo, Nissen teve a ideia que deu origem ao esporte e, junto com Larry Griswald – seu treinador na Universidade de Iowa –, desenvolveu o primeiro trampolim.

  1. O aparelho passou a ser usado no treinamento de saltos ornamentais, esqui, ginástica artística e até na preparação física de astronautas.
  2. Em 1948, foi realizado o primeiro campeonato com o uso do trampolim nos Estados Unidos e, em 1955, a modalidade entrou na disputa dos Jogos Pan-Americanos da Cidade do México.

A regulamentação veio em 1964, com a criação da Federação Internacional de Trampolim (ITF, em inglês) e, em 1988, a instituição passou a ser reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). A estreia da ginástica de trampolim nos Jogos ocorreu em 2000, em Sidney, com uma competição masculina e outra feminina.

  1. Hoje, cada atleta realiza uma série de dez rotinas com saltos simples, duplos e triplos, com ou sem piruetas.
  2. Valores Olímpicos O incentivo à prática esportiva vai além dos benefícios físicos.
  3. O esporte se baseia em valores olímpicos como amizade, respeito e excelência, a fim de formar cidadãos que saibam a importância da amizade, apesar das diferenças de cada um, que joguem segundo o espírito do fair play ( Jogo justo”, em português.

É uma filosofia adotada nos esportes que promove o jogo limpo e justo), tomem conta da própria saúde e do meio ambiente e deem o melhor de si, tanto nas competições como na vida. Fontes : Portal do Comitê Olímpico Brasileiro e Brasil 2016.

Qual a origem do condicionamento físico?

A ginástica de condicionamento antigamente tinha um formato e um protocolo a ser seguido, ou seja, a mesma foi desenvolvida na Grécia Antiga, a partir dos exercícios que os soldados praticavam, incluindo habilidades e também acrobacias (BRASIL, 2001).

Qual a importância da ginástica de conscientização corporal para as pessoas?

Ginástica de conscientização corporal As Ginásticas de conscientização corporal foram organizadas e utilizadas para buscar o equilíbrio através do autoconhecimento das sensações/percepções corporais e seus enfoques são, principalmente, prevenir doenças e se sentir bem.

Quem pode fazer a ginástica de condicionamento físico?

A Ginástica de Condicionamento Físico (GCF), se bem orientada, não possui contraindicações, podendo ser direcionada para todos os grupos da população: crianças, adolescentes, homens, mulheres, idosos e gestantes, lembrando que as características e as particularidades de cada público devem ser respeitadas.

Quem foi o criador da ginástica de condicionamento físico?

Qual foi a primeira escola de ginástica da história da humanidade? – A história O surgimento preciso da atividade como esporte aliado à educação veio no início do século XIX, com o professor Friedrich Ludwig Jahn (1778 – 1852). Foi em Berlim que Jahn fundou o primeiro clube de ginástica.