Laboratorio Cianorte

Dicas, Recomendações, Ideias

Qual O Assunto Principal Do Texto?

O que é o assunto de um texto?

O que seria o assunto de uma redação? – Qual O Assunto Principal Do Texto O assunto de uma redação consiste em um termo mais amplo, podendo englobar uma série de temas. Os eixos temáticos, por exemplo, também seriam uma abordagem mais genérica que inclui diferentes assuntos. Em outras palavras, um assunto pode ser: meio ambiente, saúde, educação, segurança, e tantos outros.

Sendo assim, é muito importante que o candidato estude todas essas possibilidades para obter êxito na sua redação, Dentro de meio ambiente, a banca examinadora pode solicitar uma abordagem específica sobre a coleta de lixo nas ruas, por exemplo. Em saúde, o caminho solicitado pode ser os desafios da ansiedade na sociedade atual.

São diversas alternativas que podem simbolizar um tema. Por isso que o preparo referente aos assuntos torna-se fundamental! Quanto mais conhecimento e repertório sociocultural o participante tiver acerca das diversas áreas, maiores são as chances de alcançar a nota almejada.

Qual é o principal assunto do texto do poema em linha reta?

Poema em Linha Reta, de Fernando Pessoa: análise e significado

  • Poema em linha reta é uma obra de Fernando Pessoa, assinada pelo seu heterônimo Álvaro de Campos, escrita entre 1914 e 1935.
  • O poema fala de maneira irônica sobre a hipocrisia da sociedade, sobre pessoas que escondem seus defeitos e fraquezas, mostrando-se como seres perfeitos.
  • O autor retrata-se desanimado e entediado com as pessoas e demonstra dificuldade em se relacionar com seus pares, que mentem para si e para os outros para serem admirados.

Como saber qual é o assunto principal de um texto?

Língua Portuguesa: Como identificar a ideia central do texto

  • Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa e Geografia é destinada a estudantes da 3ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
  • Nesta atividade você aprenderá a identificar a ideia central de um texto. Para que isso ocorra é preciso saber que:
  • O texto é um conjunto de ideias,
  • Para que o texto exista é preciso de alguém que o escreva e de alguém que o leia e interprete.
  • Em um texto existe uma ideia central e outras ideias secundárias que apoiam a ideia central, como: dados, explicações, causas e consequências).
  • A ideia central de um texto é aquela que permanece do início ao fim,
  • O título costuma auxiliar na identificação da ideia central.
  • Geralmente o texto também oferece pistas sobre a ideia principal.
  • Vamos responder algumas questões?

Qual O Assunto Principal Do Texto Fonte: – acessado em 29/09/2022. Questão 1 Leia o texto, identifique a ideia central e indique a alternativa correta. Qual O Assunto Principal Do Texto Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Meia-Ponte

  1. A) O rio Meia Ponte é um curso de água que banha o estado de Goiás.
  2. B) A poluição do rio Meia Ponte.
  3. C) A importância do rio Meia Ponte para o estado de Goiás.
  4. D) Parte da população quer a despoluição do rio Meia Ponte.
  5. Questão 2
  6. Leia outro trecho do texto sobre o rio Maia Ponte e identifique a ideia central.

Qual O Assunto Principal Do Texto Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Meia-Ponte Questão 3 Leia novamente o trecho acima, desta vez identificando as ideias secundárias do texto. Anote em seu caderno. Questão 4 Em sua opinião, como o poder público e a população de Goiás podem contribuir para a despoluição do Rio Meia Ponte? Faça uma lista das ações que você pensou e compartilhe com seus colegas.

  • Acesse os materiais referentes a essa atividade ( slides e atividade 12 para impressão) clicando aqui :
  • Saiba Mais
  • Para revisar o que foi trabalhado nesta atividade, assista ao vídeo a seguir.

Fonte: vídeo disponível em https://youtu.be/i5CnzLA2WWU

Componentes Curriculares Língua Portuguesa e Geografia
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento (EAJALP0349) Identificar a ideia principal do texto. (EAJAGE0316) Perceber a riqueza hídrica do estado de Goiás e em seu município, identificando seus principais componentes hidrográficos e suas vulnerabilidades.

Língua Portuguesa: Como identificar a ideia central do texto

Qual a parte principal do texto?

O tema é a ideia principal do texto. É com base nessa ideia principal que o texto será desenvolvido.

O que é assunto geral?

É o assunto amplo abrangente, que contém um dos aspectos do tema específico.

Qual a diferença de assunto é tema exemplos?

Diferença entre tema e assunto na redação do Enem – O assunto é um tópico bem amplo. Educação, segurança, meio ambiente, cidadania e tecnologia são alguns exemplos de assuntos de uma redação. Já o tema é um recorte desse assunto mais abrangente. Ou seja, o tema está contido dentro do assunto da redação — às vezes, inclusive, dentro de mais de um assunto.

See also:  Burslar Ne Zaman Yatacak?

Tema: “Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil” Assunto(s): ciência, mulheres, igualdade de gênero

Edição de 2020

Tema: “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira” Assunto(s): saúde, saúde mental

Edição de 2019

Tema: “Democratização do acesso ao cinema no Brasil” Assunto(s): cultura, democracia, igualdade social

🔵 Leia também: Espelho da redação do Enem: o que é, como consultar e o que é avaliado

O que é o assunto de um poema?

Analisando os textos abaixo, gostaria de saber se a minha análise quanto a identificação do tema, da idéia principal, estruturação do texto e de parágrafo foram feitas corretamente. Texto 01 “A juventude não é uma fase da vida. É formato, a fisionomia do coração.

Criatividade superior, intenção vigorosa, paixão ardente, O coração audaz que repele a covardia, O espírito aventureiro que abandonou o fácio essa disposição espiritual que se chama juventude”. (Samuel Ullman) Texto 02 A vida é feita de ciclos, e esse de fases, uma, senão, a mais importante, é aquela na qual se abandona o “colo” dos pais e se começa a andar com os próprios pés.

Essa fase está compreendida entre os dez e os vinte anos de idade, aproximadamente. Nesse período a curiosidade é mais aguçada, então, o novo, o desconhecido sempre chama a atenção. É a fase das descobertas; das primeiras decepções, de ordem amorosa ou não, o “abandono” da ingenuidade infantil e o começo da malícia, mais comum aos adultos.

A vontade de sair e conquista do próprio espaço, no mundo, é comum a quase todos os jovens. Alguns com o espírito mais aventureiro, separam apenas alguns pertences, colocam dentro de suas mochilas e partem em busca dessas conquistas. A formação familiar, nesse momento, assume papel de grande importância para esses jovens, pois, será ela quem dará a base do sucesso ou insucesso desses.

No momento em que há a ruptura dos laços fraternais, ou seja, o jovem deixa o aconchego do lar e vai em busca de seus objetivos, ele automaticamente se colocará na mira dos problemas que assolam a sociedade, tais como; a violência, a fome, drogas, bebidas, dentre outros.

Só um caráter bem formado passará imune à essas tentações. Esse momento mágico, na vida de cada um, precisa ser vivido de forma intensa e com responsabilidade, porque só o fazer bem feito é que dignifica o ser. Texto 01 Tema: A Juventude Idéia principal: A juventude não é uma fase, mas, um estado de espírito.

Texto 02 Tema: A Juventude Idéia principal: As fases, da fase mais maravilhosa na vida de cada ser humano. Gostaria de saber, também, se há divergência entre tema e assunto ? Pois, para mim são palavras sinônimas. Desde já agradeço e fico no aguardo de sua resposta.

Não devo responder a esta consulta, porque o assunto não é de Língua Portuguesa, mas sim de literatura. Esta matéria não pertence ao âmbito do Ciberdúvidas, o qual se ocupa somente da Língua Portuguesa. Direi, no entanto, que concordo com o que diz acerca do texto 01 e 02, embora outras observações se possam fazer.

Vamos agora ao tema e ao assunto, Verdadeiramente, não são palavras sinónimas:

Tema provém do latim ” thema “, tema, proposição, argumento, matéria, tese. E este provém do grego ” théma “, proposição, isto é, aquilo que se propõe; tema de desenvolvimento oratório; ideia que se desenvolve. O tema significa, pois, a ideia central duma obra literária, como por exemplo o amor, a saudade, etc. Como sabemos, o tema pode-se referir a oratória, Neste caso, designa o tópico central em torno do qual o discurso está organizado. Pode-se referir à prosa de ficção. Neste caso, designa a ideia principal e/ou secundária que se pode abstrair dum conto, duma novela, dum romance ou duma peça de teatro. Assunto provém do latim ” assumptu(m) “, particípio passado do verbo ” assumere “, tomar, receber para si; juntar, aplicar; praticar. O assunto é a sequência de acontecimentos «que vive em tradição própria, alheia à obra literária e vai influenciar o conteúdo dela», como diz Wolfgang Kayser em «Análise e Interpretação da Obra Literária».

See also:  Qual A Importancia Da Atmosfera?

Qual o tipo de texto e o poema?

O poema é um texto literário escrito em versos. Ele pode ser lírico, narrativo ou dramático. Ouça o texto abaixo! Poema é um texto literário escrito em versos, que são distribuídos em estrofes.

Por que o texto é um poema?

Um poema é um texto literário composto de versos, e que podem conter rimas ou não. Assim, diferente da prosa, escrita em texto corrido, o poema é escrito em versos que se agrupam em estrofes.

Qual é o assunto principal da história um pingo de chuva?

Contação de História: Pingo de Chuva – Semana do Meio Ambiente As educadoras Valquiria, Uiara e Tina apresentam o conto “Pingo de Chuva”, que tem como objetivo fazer uma reflexão sobre o ciclo da água e a sua importância para a nossa vida e a do planeta. Venham assistir com a gente!

Qual é o assunto principal do texto de Asa Branca?

História de Asa Branca – O hino sertanejo “Asa Branca” foi escrito em 3 de março de 1947 por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. A música tem uma letra incrível e um significado interessante, então não é à toa que logo estourou no Brasil. O nome “Asa Branca” vem de uma ave que possui natureza migratória e consegue voar a longas distâncias e altitudes.

Asa Branca fala com muita sutileza de um problema muito sério: a seca do sertão. A forma como descreve as paisagens, a sazonalidade e os animais rendeu a Luiz Gonzaga o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Veja o que Severino Mendes, o professor de ecologia da UFRPE que sugeriu a indicação, falou sobre o assunto: A canção está relacionada à época de seca, e reforça a sazonalidade da região.

Luiz Gonzaga era um profundo observador da natureza e do clima do sertão, e por isso indicamos ele ao título.

Qual é o assunto principal do texto da princesa e a ervilha?

Então o príncipe casou com ela; não precisava de procurar mais. A ervilha foi para o museu; podem ir lá vê-la, se é que ninguém a tirou. Qual o assunto principal do texto? A A festa de casamento do príncipe.

Quais as três partes de um texto?

As três partes estruturantes de um texto: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Como se chama a primeira parte do texto?

Introdução : parágrafo que se encontra no início do texto. A introdução pode corresponder a um ou mais parágrafos, desde que estejam posicionados na parte inicial e apresentem as informações para contextualizar o assunto.

Qual é a primeira parte de um texto?

Primeira parte do texto.

O que é assunto exemplo?

O assunto tem um significado mais amplo, mais genérico e pode ser desdobrado em temas. Observe, por exemplo: Cidadania, Ecologia, Terrorismo, Horário Político ; todos são assuntos, não há delimitação.

O que vem primeiro objetivo ou introdução?

3. Introdução: definição dos objetivos –

  • A introdução é um texto curto que deve indicar qual o assunto abordado no trabalho, bem como explicar o seu objetivo.
  • Apesar de ser uma das partes iniciais do trabalho, a introdução deve ser escrita depois da sua finalização, porque só assim você garantirá que não esqueceu de inserir nada do que contemplou no seu desenvolvimento.
  • Deixar para escrever a introdução no final também evita o erro de mencionar algo sobre o qual você decidiu não escrever depois.

O que é um tema exemplo?

Título – Tema – Parágrafo – Mundo Educação Comumente surgem questionamentos sobre a semelhança entre o título e o tema em uma produção textual. Mas será que são palavras sinônimas? Como já é do nosso conhecimento, a boa qualidade de um texto depende de uma série de fatores que colaboram para a clareza das ideias transmitidas.

  1. Todos os elementos precisam estar em sintonia entre si, principalmente o tema e o título, pois ambos mantêm uma relação de dependência, representando o assunto abordado.
  2. É preciso tomar muito cuidado para não confundir título com tema.
  3. Um é a extensão do outro, mas para que fique clara esta distinção, os conheceremos passo a passo: O Tema é o assunto proposto para a discussão, possui uma característica mais abrangente, pois é visto de uma maneira global.
See also:  Qual A FunO Da Membrana PlasmáTica?

Para melhor exemplificarmos, tomemos como exemplo a questão da violência. Este tema engloba vários tipos de violência, como a física, verbal, violência racial, infantil e outras. Ao delimitarmos este assunto, falando da violência em um bairro específico da cidade, estamos nos restringindo somente àquele lugar.

Este, portanto, caracteriza o Título. Não esquecendo nunca de que o parágrafo é de fundamental importância na construção textual, sua principal função é de articular as ideias, fazendo com que as mesmas fiquem distribuídas de maneira clara, precisa e objetiva. A seguir, veremos um texto no qual fica evidente a marca dos itens acima relacionados: Bomba na meia-idade Em julho, a bomba atômica fez cinquenta anos.

A primeira arma nuclear da história foi testada às 5h29min45s do dia 16 de julho de 1945, em Alamogordo, Novo México, Estados Unidos. Libertou energia equivalente a 18toneladas de TNT e encheu de alegria cientistas e engenheiros que haviam trabalhado duro durante três anos para construir a bomba.

Menos de um mês depois, quando uma explosão semelhante dizimou as cidades de Hiroshima e Nagasaki no Japão, a alegria deu lugar à vergonha.

Não pare agora. Tem mais depois da publicidade 😉 Superinteressante, São Paulo, fev.2003. Destacamos como Título – Bomba na meia-idade, Tema – Os cinquenta anos de criação da bomba atômica. Os Parágrafos estão divididos em três, como bem mostra a delimitação dos mesmos no texto. : Título – Tema – Parágrafo – Mundo Educação

O que é o assunto?

1. Objecto, matéria (de que se trata).2. Tema, ponto.

Qual assunto é tema?

O tema está contido no assunto – A principal compreensão que se deve ter é a de que o tema está contido no assunto. O assunto é amplo, caracteriza-se por sua abordagem global. O tema consiste em uma parte contida dentro do assunto, ou seja, se trata de um recorte.

Como identificar assunto tema e tese?

Tema é o objeto do discurso, ou seja, um ‘ assunto ‘ específi- co que mobiliza conhecimentos de uma determinada área. TESE – O desenvolvimento de um tema a partir de uma ideia central, ou ponto de vista. A tese vem em forma de tópico frasal – uma declaração resumitiva do ponto de vista. problemas relacionados ao tema.

O que é assunto exemplo?

O assunto tem um significado mais amplo, mais genérico e pode ser desdobrado em temas. Observe, por exemplo: Cidadania, Ecologia, Terrorismo, Horário Político ; todos são assuntos, não há delimitação.

O que é o assunto?

Assunto é aqui sobre o que se conversa ou se discursa, seja por meio escrito, oral ou não verbal. O termo é originário do latim ‘assumptus’. Assunto designa aquilo sobre o que fala, escreve, etc. Um assunto se constitui na ideia principal de uma conversa ou de um texto.

O que quer dizer assunto do livro?

Aquilo de que um texto trata. Num discurso oral, o assunto é sempre aquilo de que se fala. Na arte de bem escrever, está já recomendado por Aristóteles, na Retórica (1408a 1), que a correcção da linguagem de um texto passa pela sua adequação ao assunto de que esse texto trata.

O que é assunto tema e tese?

Tema é o objeto do discurso, ou seja, um ‘ assunto ‘ específi- co que mobiliza conhecimentos de uma determinada área. TESE – O desenvolvimento de um tema a partir de uma ideia central, ou ponto de vista. A tese vem em forma de tópico frasal – uma declaração resumitiva do ponto de vista. problemas relacionados ao tema.