Laboratorio Cianorte

Dicas, Recomendações, Ideias

Qual O Melhor HorRio Para Tomar?

É melhor tomar de dia ou de noite?

Os resultados mostraram que os participantes que tomavam o medicamento à noite tinham quase metade do risco de morrer em decorrência de — ou de sofrer — um infarto, derrame ou insuficiência cardíaca. E, de acordo com Foster, o risco de sofrer estas condições é maior pela manhã.

Qual é a hora certa para tomar o café da manhã?

Ajuda a controlar o nível de cortisol – Tomar o café antes das 8h30 ajuda a controlar o cortisol, o hormônio do estresse, Basicamente, ele começa a ser liberado no corpo por volta das 6h da manhã com a finalidade de nos fazer acordar. Sendo assim, tomar o café cerca de 1 hora e meia ou duas horas depois ajuda a controlá-lo no momento em que atinge seu pico.

Qual melhor horário para tomar remédio?

Como Escolher os Horários para Tomar os Medicamentos? – Notícias – Prefeitura Municipal de São José do Norte Algumas pessoas se perdem quando o assunto é Tomar o Medicamento na Hora Certa. O Farmacêutico tem especial importância quando orienta o paciente como tomar e quando tomar os medicamentos prescritos pelos médicos.

  1. Ajuda o paciente a melhorar de sua enfermidade quando consegue sucesso na adesão ao tratamento.
  2. Os horários para tomar o medicamento dependem da forma de absorção e metabolização do principio ativo de cada medicamento.
  3. Baseia-se no tempo que o medicamento permanece circulando no sangue, ou no melhor momento do dia para sua ação, que se determina a frequência que deve ser tomado.

Evite ter que acordar de madrugada para tomar medicamentos. Uma boa noite de sono é muito importante!

Você deverá tomar os medicamentos de acordo com a Receita Médica que deve conter todos as informações abaixo : · NOME DO MEDICAMENTO· A DOSE DO MEDICAMENTO· A FORMA FARMACÊUTICA (se é comprimido, líquido, etc.)· QUANTIA TOTAL NECESSÁRIA· POSOLOGIA → Que deverá constar as seguintes informações- Via de Administração Ex: Oral(Boca), Tópico(Pele), Nasal(Nariz), Otológica(Ouvidos), Oftálmica(Olhos) – Dose Unitária do medicamento – Intervalo de administração ou de tomadas durante o dia → Onde entram as sugestões de Horários para tomar os Medicamentos – Observações especiais Como escolher Horários para tomar os Medicamentos:

Para que o paciente tome seus medicamentos de forma correta, estão disponíveis tabelas com algumas Sugestões de Horários para tomar os medicamentos. Nestas sugestões foram priorizadas o período do dia que, na maioria das vezes, a pessoa estará acordada facilitando a administração do medicamento.

Fique atento a estas 8 Orientações Importantes: 1. Alguns medicamentos devem ser tomados em jejum para que sejam melhor absorvidos e façam efeito.2. Se o fármaco causa sono, deve ser tomado ao deitar, e se não houver essa possibilidade, evite fazer atividades que exijam atenção especial como dirigir, manejar máquinas, fazer provas ou atividades com muita concentração.3.

Se durante o tratamento você apresentar alguns sinais ou sintomas como náuseas e/ou vômitos, gosto ruim na boca, diarreia, excesso ou perda de sono, alterações de humor, alterações visuais ou alterações na pele como vermelhidão, placas, bolhas ou coceira podem ser sinais de alergia.

Avise imediatamente seu médico para que ele avalie e decida se deve ou não suspender o tratamento ou mudar a medicação.4. Avise SEMPRE o seu médico sobre todos os medicamentos que você esteja tomando antes de ele prescrever outro. Os medicamentos podem interagir um com outro e isso pode trazer sérios danos à sua saúde.5.

Mantenha seus medicamentos SEMPRE longe das crianças e animais.6. Procure tomar as cápsulas e comprimidos com água. Cerca de 200 ml de água (um copo), é uma boa quantidade, pois nesse volume, a água evita que o medicamento fique entalado ao ser deglutido.

  • Além disso, essa quantidade faz com que o estômago se esvazie mais rápido e o princípio ativo do medicamento chegue mais precocemente ao intestino, onde a maioria é realmente absorvida.7.
  • O uso do leite ou suco de frutas não é recomendável, pois contém proteínas em sua composição.
  • Essas proteínas podem se combinar com as moléculas do medicamento e dificultar sua absorção; podem competir com o princípio ativo na absorção e acabar por dificultar e/ou atrasar a absorção.

O leite ainda pode alcalinizar o estômago (diminuir sua acidez) e impedir a absorção de princípios ativos que dependem dessa acidez.8. Nunca misture medicamentos com o Álcool Lembre-se, o uso de medicamentos é parte de um tratamento, que deve ser iniciado após o diagnóstico ser feito.

Qual é o melhor horário para tomar remédio para pressão alta?

O melhor horário, segundo o estudo, é antes de dormir. Posso ajustar o horário da minha medicação por conta própria? Não é recomendável ajustar o horário da medicação sem consultar seu médico.

Quantas horas antes de dormir devo tomar?

Quantas horas antes de dormir devo beber água? – O ideal para que a vontade de ir ao banheiro não atrapalhe seu sono é beber o último copo de água cerca de duas a uma hora antes de ir para a cama.5 Isso porque, em geral, cerca de 45 minutos após beber água você sentirá vontade de urinar.

Quantas vezes se deve comer por dia?

Qual o número de refeições que devemos fazer por dia? Você já parou para pensar em quantas refeições nós devemos fazer por dia? Ao fazer este questionamento logo nos deparamos com outra grande questão muito polêmica entre os nutricionistas, devemos comer de 3h em 3h?

  • Para desmistificar um pouco deste assunto fizemos este post, mas que fique claro desde o ínicio, você deve comer sempre que estiver com fome, mas não deve passar muitas horas sem comer alguma coisa!
  • 😋 Quantas refeições devemos fazer por dia?
  • O mais importante é respeitar as principais refeições do dia: Café da manhã, almoço e jantar
  • E tentar comer no máximo 6 vezes, dessa forma intercalando com pequenos lanches, de preferência saudáveis, nos intervalos dessas refeições.
  • Procure sempre ter opções de lanches saudáveis para levar para o trabalho e se você leva seu almoço de casa procure organizar sua marmita na noite anterior, isso ajuda bastante a manter uma alimentação saudável.
  • 😋 Devo comer a cada 3h?
  • O hábito de comer de três em três horas é defendido por muitos nutricionistas mas não precisa ser seguido tão à risca.
  • Ou seja, você deve comer sempre que sentir fome, sem esquecer de realizar as 3 refeições principais e no máximo 6.
  • O intervalo de 3h é suficiente para a fome não ser tão grande a ponto de dar vontade de atacar doces ou comer demais, e também dá tempo para manter o organismo trabalhando com frequência.

Mas é importante saber que p ermanecer por um certo período em jejum faz com que o metabolismo funcione mais lentamente, prejudicando assim a queima de gordura. Isso acontece devido ao corpo começar a estocar mais energia e gastar menos. Além disso, a ausência de nutrientes para gerar força ocasiona na degradação dos músculos, e, com isso, as chances de perder massa muscular é ainda maior.

  1. Ao contrário do que alguns pensam, comer de 3 em 3 horas não influencia de modo significativo na perda de peso.
  2. 😋 Principais benefícios de comer a cada 3h
  3. Mas claro, se você decidir comer de 3h em 3h terá benefícios como:
  4. Aumenta o metabolismo
  5. Metabolismo refere-se à quantidade de calorias que queimamos para desempenhar nossas funções rotineiras.

Cada vez que ingerimos um alimento, o nosso organismo gasta certa quantidade de energia para digeri-lo. Por esse motivo, cada vez que comemos, estimulamos o gasto calórico.

  • Evita ataques de fome
  • A ausência de uma rotina alimentar leva a maioria das pessoas a realizar uma refeição apenas quando estão com fome ou mesmo quando se lembram de comer e isso pode levar a um consumo exagerado de comida.
  • Fracionar as refeições cria a tendência de comer menos e somente o suficiente para a saciedade.
  • Mantém os níveis de energia constantes
  • Indivíduos que permanecem muitas horas sem comer apresentam sinais de moleza e cansaço.
  • Isso ocorre devido à privação do alimento, pois a falta dos nutrientes oriundos da alimentação ocasiona um desequilíbrio energético.
  • Diminui o armazenamento de gordura
  • Isso se dá porque todas as vezes em que o nosso o cérebro entende que estamos sem comer, ele desencadeia o mecanismo de sobrevivência, de modo a evitar que o corpo fique sem energia.

Quando voltamos a comer, o organismo atua em mecanismos que estocam essa energia em forma de gordura, para ser utilizada quando necessário. Melhor evitar que isso aconteça! Fortalece os músculos Nosso organismo precisa de um fornecimento de aminoácidos constante nos músculos. Quando não ingerimos essas substâncias, o corpo começa a consumir a massa muscular para suprir a falta.

  1. Mantém a produção de insulina
  2. O jejum aumenta a produção de insulina no organismo, o que provoca falta de açúcar no sangue.
  3. Manter o padrão alimentar evita os esse desequilíbrio no organismo.
  4. Evita acidez estomacal
  5. Sem padrão alimentar, o estômago reage desordenadamente, produzindo uma quantidade excessiva de ácido clorídrico para digerir.
  6. Esse súbito aumento causa danos na mucosa do estômago, provocando a sensação de queimação e azia, refluxo, e gastrite.
  7. 😋 Por que devemos manter uma regularidade entre uma refeição e outra?
  8. Conforme as especialistas, quando o corpo é privado de alimento por tempo considerável, ocorre uma série de desordens, como aumento da reserva de gordura, redução do metabolismo, degradação muscular e picos glicêmicos, ou seja, um descontrole de açúcar no sangue.
  9. 🗣️ Agora queremos saber de você
  10. Quantas refeições você faz por dia?

: Qual o número de refeições que devemos fazer por dia?

É melhor tomar remédio antes ou depois do café da manhã?

Então, não se deve tomar remédios perto do horário das refeições? – Não é bem assim. De fato, tomar remédios com o estômago vazio (pelo menos uma hora antes das refeições ou duas horas após ingerir alimentos) pode garantir absorção mais rápida e completa da medicação.

Em contrapartida, o jejum facilita a intolerância gastrointestinal caso o remédio em questão possua teor de acidez muito elevado. Por isso, batemos na tecla: deve-se seguir à risca as orientações do médico e da bula, pois alguns medicamentos devem ser ingeridos justamente após as refeições. Mas existem inúmeras razões para um medicamento ser ingerido em determinado horário.

Aqueles com a função de eliminar gordura têm melhor resultado quando consumidos após as refeições, por exemplo. Dr. Paulo Aligiere, assistente médico da Fundação do Remédio Popular de SP, explica que o modo como o remédio deve ser administrado depende da natureza química da substância e pode variar muito.

Durante a fase de testes de um medicamento novo, descobre-se qual o melhor horário para administrá-lo, perto ou longe das refeições, a fim de aproveitar ao máximo a sua absorção”, explica. Independentemente da natureza química, uma orientação permanece: os fármacos orais devem ser ingeridos com um copo cheio de água.

Além de ajudar na dissolução do fármaco, facilita a passagem pelo, evitando que o medicamento fique entalado na garganta. Além disso, a água é uma substância neutra, que não irá interferir na ação do medicamento.

É melhor tomar remédio antes ou depois do almoço?

– Engolir um comprimido de barriga cheia, por exemplo, muitas vezes não é recomendado. “Em linhas gerais, eu indico que o medicamento seja ingerido com o estômago vazio, porque a presença de alimentos atrasa a absorção do composto”, comenta o farmacêutico.

  • Tomar uma hora antes ou duas horas depois da refeição seria um intervalo suficiente.
  • Mas atenção: isso não vale para todos os casos.
  • Segundo o especialista, os anti-inflamatórios, a metformina (usada contra o diabetes) e algumas outras medicações precisam ser administradas logo após a refeição.
  • Do contrário, elas vão agredir o estômago.

Portanto, o mais sensato a fazer é questionar o médico sobre o assunto logo após a prescrição.

Pode tomar dois remédios diferentes ao mesmo tempo?

Tomar remédios diferentes ao mesmo tempo pode causar problemas à saúde | EBC Rádios.

See also:  Beto Carrero Fica Em Qual Cidade?

Qual é o melhor remédio para pressão alta captopril ou losartana?

Título: Efeitos do tratamento com captopril e losartan em ratos Wistar e ratos espontaneamente hipertensos submetidos a hipertensão arterial pulmonar com monocrotalina Palavras-chave: hipertensão arterial pulmonar monocrotalina SHR captopril losartan pulmonary arterial hypertension monocrotaline Editor: Universidade Federal do Espírito Santo Citação: WAICHERT JUNIOR, Élio.

Efeitos do tratamento com captopril e losartan em ratos Wistar e ratos espontaneamente hipertensos submetidos a hipertensão arterial pulmonar com monocrotalina.2011. Tese (Doutorado em Ciências Fisiológicas) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências da Saúde, Vitória, 2011. Resumo: A hipertensão arterial pulmonar (HAP) é uma doença que se inicia com o aumento da resistência das arteríolas pulmonares.

Após a sua instalação, sucedem-se várias alterações sobre os sistemas cardiovascular, respiratório e autonômico. Apesar dos trabalhos disponíveis na literatura, o desenvolvimento desta doença em modelos experimentais de hipertensão arterial sistêmica permanece ainda por ser estudado, bem como os efeitos terapêuticos de bloqueadores do sistema renina-angiotensina na reversão desta doença.

  1. Os objetivos deste estudo foram avaliar os efeitos cardiovasculares, autonômicos e respiratórios promovidos pela HAP induzida pela monocrotalina (MCT) em ratos Wistar e SHR e os efeitos terapêuticos do tratamento crônico com captopril e losartan na reversão da HAP.
  2. Para tanto, foram utilizados ratos Wistar (150-180g) e SHR (150-180g), divididos nos seguintes grupos: Wistar controle tratado com salina ou MCT (WIS-CON-SAL e WIS-CON-MCT, respectivamente), SHR controle tratado com salina ou MCT (SHR-CON-SAL e SHR-CON-MCT, respectivamente), Wistar tratados com Captopril + salina ou MCT (WIS-CPT-SAL e WIS-CPT-MCT, respectivamente), SHR tratados com Captopril + salina ou MCT (SHR-CPT-SAL e SHR-MCT-CPT, respectivamente), Wistar tratados com Losartan + salina ou MCT (WIS-LOS-SAL e WIS-LOS-MCT, respectivamente), SHR tratados com Losartan + salina ou MCT (SHR-LOS-SAL e SHR-LOS-MCT, respectivamente).

Os animais tratados com MCT receberam uma única injeção subcutânea (60 mg/Kg SC) e os controles receberam o mesmo volume de salina (~0,8 mL). Ao término da 3ª senama, quando os animais MCTs controle apresentaram HAP, foi feito o tratamento com captopril (100 mg/Kg/mL) ou losartan (30 mg/Kg/mL) na água de beber por 2 semanas no volume diário de 30 mL.

Após o tratamento com captopril ou losartan, foram realizados os registros cardiovasculares, respiratórios, gasométricos e a histologia pulmonar. Os resultados mostraram um significativo aumento do Índice Pulmonar nos animais controles tratados com MCT (Wistar e SHR) quando comparados com seus respectivos controles.

As pressões ventriculares (PSmáx, PDI e PDF) também foram significativamente aumentadas nos grupos MCTs, bem como os valores de pressão arterial sistólica and diastólica, frequência cardíaca, pressão de pulso e labilidade da pressão arterial média. O tratamento com captopril normalizou todos os parâmetros estudados, no entanto, o losartan se mostrou ineficiente em normalizar os parâmetros hemodinâmicos.

  1. As análises morfométricas mostraram um espessamento da camada média dos dos ramos distais da artéria pulmonar e uma diminuição do lúmen nos grupos tratados com MCT.
  2. O tratamento com captopril e losartan normalizou estes parâmetros, embora o grupo tratado com losartan tenha sido menos eficaz que o captopril, pois os tratamentos mostraram diferenças significativas entre si.

Quanto a avaliação autonômica, os animais MCT mostraram aumento do tônus simpático cardíaco e redução do tônus parassimpático cardíaco. Novamente, o tratamento com captopril normalizou estes parâmetros, enquanto que o losartan foi ineficaz em normalizá-los.

Quanto aos parâmetros respiratórios, observamos aumentos no volume corrente, na frequência respiratória, na ventilação minuto e na ventilação alveolar dos animais controles tratados com MCT. Apenas o tratamento com captopril normalizou estes parâmetros. A avaliação gasométrica mostrou que os grupos controles tratados com MCT apresentaram redução da pressão parcial de O2 (hipóxia), aumento da pressão parcial de CO2 (hipercapnia), queda da porcentagem de saturação da hemoglobina (% Hb), aumento do bicarbonato (HCO3-) e acidose.

O tratamento com captopril normalizou todos os parâmetros gasométricos, enquanto que o mesmo não foi observado com o losartan para os animais SHR submetidos a HAP. Nossos resultados mostraram que a MCT induziu ao quadro de HAP nos animais Wistar e SHR, bem como importantes alterações cardiovasculares, autonômicas, respiratórias, gasométricas e morfológicas pulmonares.

  • Os tratamentos com captopril e losartan foram capazes de reverter a HAP em animais Wistar e SHR, porém, o captopril se mostrou mais eficiente em normalizar esses parâmetros quando comparados ao losartan.
  • Estes resultados sugerem que o uso de bloqueadores do sistema renina angiotensina pode ser uma opção terapêutica para o tratamento da HAP.

Palavras chave: hipertensão arterial pulmonar; monocrotalina; SHR; captopril; losartan. The pulmonary arterial hypertension (PAH) is a disease that begins with increased of pulmonary arterial resistance. After installation, several changes on the cardiovascular, respiratory and autonomic system are observed.

  • Despite the studies available in the literature, the development of this disease in experimental models of hypertension remains to be studied, as well as the therapeutic effects of the renin angiotensin system in the reversal of this disease.
  • The aims of the present study were to evaluate cardiovascular, autonomic and respiratory effects produced by monocrotaline (MCT)-induced PAH in Wistar and SHR animals and the therapeutic effects of the chronic treatment with captopril and losartan in reversing PAH.

For this, we used Wistar (150-180 g) and SHR (150-180 g) divided into the following groups: Wistar control treated with saline or MCT (WIS-CON-SAL and WIS-CON-MCT, respectively), SHR control treated with saline or MCT (SHR-CON-SAL and SHRCON-MCT, respectively), Wistar treated with captopril + saline or MCT (WIS-CPTSAL and WIS-MCT-CPT, respectively), SHR treated with captopril + saline or MCT (SHR-CPT-SAL and SHR-MCT-CPT, respectively), Wistar treated with losartan + saline or MCT (WIS-LOS-SAL and WIS-LOS-MCT, respectively) and SHR treated with losartan + saline or MCT (SHR-LOS-SAL and SHR-LOS-MCT, respectively).

  1. In the animals treated with MCT, a single dose was injected (60 mg/Kg, SC) and control animals were submitted to a saline injection in the same volume (~0,8 mL).
  2. At the end of the 3ª week, when MCT-treated animals presented HAP, it was made the treatment with captopril (100 mg/Kg/mL ) or losartan (30 mg/Kg/mL) in drinking water for 2 weeks and daily volume of 30 mL.

After these treatments, cardiovascular, respiratory, gasometrical recordings and pulmonary histology were performed. Results showed a significant increase in the pulmonary index in the control animals MCT-treated (Wistar and SHR) when compared to respective control group.

  • The ventricular pressures (SPmax, IDP and FDP) were also significantly increased in the MCT´s group, as well as systolic and diastolic blood pressure, heart rate, pressure pulse and arterial pressure lability.
  • The treatment with captopril normalized all of parameters studied, however, losartan showed inefficient to normalize these parameters.

The morphometric analysis showed an increase in the thickness of the media layer of the distal branches pulmonary arterial and a decreasing of the lumen in the MCT-treated groups. The treatment with both captopril and losartan normalized these parameters but the losartan-treated group had been less efficient than captopril, once these treatments showed significant differences each other.

  • In relation to autonomic evaluation, the MCT-treated animals showed an increasing of the cardiac sympathetic tonus and a reduction in the parasympathetic tonus.
  • Once more, the treatment with captopril normalized these parameters, while losartan treatment was inefficient to normalize.
  • In relation respiratory parameters, we observed increases in the tidal volume, respiratory rate, pulmonary ventilation and alveolar ventilation in the control animals MCT-treated.

Only captopril normalized these parameters. The gasometrical evaluation showed that control groups MCTtreated showed reduction in partial tension of O2 (hypoxia), increasing in partial tension of CO2 (hypercapnia), fall in percentage of hemoglobin saturation (% Hb), increasing in bicarbonate (HCO3 – ) and acidosis.

  • Captopril normalized all of these gasometrical parameters, while the same was not observed to losartan in SHR animals HAP-induced.
  • Our results showed that MCT-induced to the HAP picture in Wistar and SHR animals, as well as important cardiovascular, autonomic, respiratory, gasometrical and pulmonary morphological changes.

The treatments with captopril and losartan were able to reverse HAP in Wistar and SHR animals, however, captopril was more effective in normalizing these parameters when compared to losartan. These results suggest that the use of blockers of the renin angiotensin system may be a therapeutic option for the treatment of PAH.

Quem está com a pressão alta pode tomar café?

Consumo elevado de café deve ser evitado por hipertensos Gleison Guimarães, médico especialista em Pneumologia, faz alerta sobre consumo excessivo entre indivíduos com hipertensão grave Quem não gosta de uma boa xícara de café? Há alguns que gostam tanto que acabam tomando doses excessivas da bebida ao longo do dia.

  1. O café pode ter efeitos muito positivos na promoção da saúde, já que ajuda a melhorar o humor, o foco e o estado de alerta, mas precisa ser consumido com parcimônia por alguns indivíduos.
  2. De acordo com, médico especialista em Pneumologia pela UFRJ e pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), a dose e o tempo fazem o veneno quando se trata de cafeína.

“Novos dados indicam que tomar duas ou mais xícaras de café por dia pode dobrar o risco de mortalidade quando se trata de pessoas com pressão alta. Por outro lado, tomar apenas uma xícara por dia ainda reduz o risco”, explica. O especialista conta que um estudo recente observou mulheres e homens japoneses entre 40 e 79 anos por cerca de 18 anos.

Entre os que tinham hipertensão de grau 2 a grau 3, notou-se que, entre os que bebiam duas ou mais xícaras diariamente, houve o dobro de mortalidade por doença cardiovascular (DCV). “Por outro lado, esse risco não foi constatado em pessoas com pressão arterial normal ou com hipertensão de grau 1. O mesmo estudo também mostrou que, no caso do chá verde, não houve associação a um risco aumentado de mortalidade por DCV em nenhuma categoria”, relata o,

Ele afirma, porém, que é preciso considerar algumas limitações do estudo. “Entre elas, é preciso entender que o consumo de café ou chá verde foi autorreferido, de forma que pode haver relatos falsos”, diz. De forma geral, porém, a indicação é que o elevado consumo de café pode estar relacionado a um aumento do risco de mortalidade por problemas cardiovasculares naqueles que já possuem mais risco, principalmente nos casos de hipertensão grave, mas serve para alertar principalmente se o indivíduo precisa de quatro, cinco ou seis xícaras de café por dia.

  1. Isso é um sinal de que ele deve estar dormindo mal.
  2. A qualidade do sono, com sua profundidade, continuidade e regularidade adequadas somados a um tempo total entre sete e nove horas durante a noite, precisa oferecer o que nenhuma substância estimulante extra, precisa te ofertar”, aleta o especialista.

O estudo também serve para apoiar a afirmação de que o excesso de café, além de impactar a saúde cardiovascular, também a gastrointestinal, pode ainda mais atrapalhar a continuidade e o sono mais profundo, num looping que as pessoas bebem café para ficar acordadas de dia e pelo excesso e não respeitar o limite de 15 horas para a última xícara.

Esses, não dormem bem também por isso. Sabemos, porém, que são necessárias mais pesquisas para confirmar os efeitos do consumo entre pessoas com e sem hipertensão arterial”, conclui. Sobre Gleison Guimarães É médico especialista em Pneumologia pela UFRJ e pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), especialista em Medicina do Sono pela Associação Brasileira de Medicina do Sono (ABMS) e também em Medicina Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB).

Possui certificado de atuação em Medicina do Sono pela SBPT/AMB/CFM, Mestre em Clínica Médica/Pneumologia pela UFRJ, membro da American Academy of Sleep Medicine (AASM) e da European Respiratory Society (ERS). É também diretor do Instituto do Sono de Macaé (SONNO) e da Clinicar – Clínicas e Vacinas, membro efetivo do Departamento de Sono da SBPT.

See also:  YküNme Ne Demek?

O que é bom para baixar a pressão alta em 5 minutos?

Pressão alta: o que fazer para baixar imediatamente? – Nos casos em que a hipertensão está sendo devidamente acompanhada e controlada, raramente haverá picos hipertensivos que exijam medidas imediatas para baixá-la. Mas, caso isso ocorra, existem medicações que podem ser administradas – geralmente por via sublingual – para baixar a pressão mais rapidamente.

  • A recomendação nesses casos, porém, é caso a pressão arterial se mostre muito elevada, que o(a) paciente permaneça em repouso e seja levado imediatamente a serviço de pronto-atendimento para medidas de emergência.
  • A hipertensão possui fatores de risco inalteráveis, como predisposição genética e envelhecimento, e os modificáveis, que estão relacionados ao estilo de vida de cada um, como alimentação e sedentarismo.

Veja a seguir algumas práticas que podem contribuir para manter a pressão controlada.

Praticar exercícios

A prática de exercícios físicos estimula a liberação do óxido nítrico, substância que relaxa as artérias, facilitando a circulação sanguínea e mantendo a pressão baixa. Exercícios aeróbicos, como caminhada, pular corda, subir e descer escadas são os mais indicados.

Cuidar da alimentação

O consumo exagerado de sal, frituras, carboidratos e bebidas alcoólicas contribui para a elevação da pressão arterial. Se o objetivo é baixar a pressão, busque ingerir menos sódio (embutidos, alimentos processados e industrializados, temperos prontos, macarrão instantâneo), não acrescente mais sal nos alimentos ao se servir, prefira opções assadas às fritas, opte pelas massas integrais, beba mais água e consuma legumes e verduras.

Tomar remédios (com prescrição)

Pacientes que têm pressão alta devem seguir rigorosamente as recomendações médicas em relação à medicação, pois esses remédios têm justamente a função de manter a pressão controlada. Dessa forma, é possível evitar que a doença resulte em problemas mais graves. Você sabe o que é o teste ergométrico? Saiba aqui!

É bom tomar água antes de dormir?

4. Água repõe nutrientes e minerais – A ingestão de água, além de ajudar em uma noite tranquila de sono, é uma das melhores formas de recuperar nutrientes e minerais no corpo. Durante o sono, a água presente no corpo lubrifica os músculos e articulações, beneficiando os hormônios e aumentando seu nível de energia.

Tão importante quanto a quantidade e o momento em que nos hidratamos, é a qualidade da água que consumimos, A BBI Filtração possui 15 anos de experiência na criação e comercialização de filtros, purificadores, elementos filtrantes para água, acessórios e mídias filtrantes com a mais alta qualidade e o melhor custo-benefício.

Basta acessar o nosso site e encontrar o produto que melhor supre suas necessidades.

Porque é bom beber água antes de dormir?

Melhora o sono – A chegada do sono depende de uma série de reações orgânicas e uma delas é a diminuição da temperatura, que cai em aproximadamente 1 grau. Beber água favorece esse processo, o que por sua vez é mais um fator que contribui para dormir mais rápido e melhor.

Que horas parar de beber água à noite?

Beber água antes de dormir é muito comum e faz parte da rotina de várias pessoas. Mas você sabia que esse ato pode trazer alguns efeitos indesejados à sua saúde? Mas não pense que beber água não é essencial na vida, é e muito. Porém beber água imediatamente antes de dormir pode interromper o seu ciclo de sono. “Sempre aconselho os clientes a parar de beber água duas horas antes de dormir por um bom motivo: o hábito pode interromper o ciclo do sono”, diz Kubiliute, especialista em sono e psicóloga de bem-estar. Ela explicou que beber água pouco antes de dormir aumenta a probabilidade de desenvolver hidratação excessiva, que pode prejudicar seu sono a longo prazo. “Se você tiver excesso de líquidos no organismo, pode precisar ir ao banheiro à noite. Isso pode interromper o ciclo, afetando negativamente a qualidade do seu sono. Se você não corrigir o sono interrompido, poderá desenvolver os efeitos a longo prazo da privação de sono”, continua. Segundo especialistas, a principal desvantagem de beber água antes de dormir é que você pode acordar no meio da noite. Ocasionando a perturbação do sono, e implicando na saúde e estilo de vida. “)},HJ=function(a),IJ=function(a),JJ=function(a) ;var KJ=function() ;var LJ=function() ;var MJ=function() ;var NJ=function() ;v(NJ,G);var OJ=function(a,b) ;NJ.prototype.Ka=function() ;var PJ=function() ;v(PJ,NJ);var QJ=function(a,b) ;var RJ=function() )};v(RJ,NJ);RJ.prototype.j=function(a) ;RJ.prototype.l=function() ;var SJ=function(a) );this.element=Wx(yJ, );this.j=yf(“videoAdUiAttribution”,this.element);this.l=a;T(this.g,this.element,”click”,function(c) );nn(this.element,!1)};v(SJ,NJ);SJ.prototype.h=function(a,b,c,d) ),this.l&&(c=a),Nf(this.j,c.toString()));nn(this.element,!0)};var TJ=function() )};v(TJ,NJ);TJ.prototype.j=function(a) ;TJ.prototype.l=function() ;var UJ=function() ;v(UJ,NJ);UJ.prototype.h=function(a,b),a=”Ad will close in “+yx(a.sm),a=vx(a),Nf(this.j,a.toString()));nn(this.element,!0)};var VJ=function(a,b,c,d) );a.filter(function(f) ).forEach(function(f) );this.o&&this.element.classList.add(“videoAdUiInstreamUxRefresh”);this.h=yf(“videoAdUiTopBar”,this.element);this.A=yf(“videoAdUiTopBarTextContainer”,this.element);this.j=yf(“videoAdUiClickElement”,this.element);b&&this.h.classList.add(b);this.l=yf(“videoAdUiBottomBar”,this.element);T(this.g,this.element, “touchmove”,function(f) );T(this.g,this.element,”click”,function() );T(this.g,this.element,”mouseover”,function() );T(this.g,this.element,”mouseenter”,function() );T(this.g,this.element,”mouseleave”,function() );nn(this.h,!1)};v(VJ,PJ); var WJ=function(a),XJ=function(a),YJ=function(a,b),ZJ=function(a,b) ;VJ.prototype.Id=function(a) )}; var $J=function(a,b) ):Uw(a.h,”videoAdUiTopBarTransitions”)},aK=function(a,b),bK=function(a,b),cK=function(a,b),dK=function(a,b) ; VJ.prototype.aa=function() ;var eK=function() )};v(eK,NJ);var fK=function(a) this.aa();this.o=null;T(this.g,this.element,”click”,function(c) )};v(fK,PJ); fK.prototype.j=function(a) ;var gK=function(a,b,c) );a.o&&(a.o.setAttribute(“width”,c+”px”),a.o.setAttribute(“height”,b+”px”))},hK=function(a,b,c) )};fK.prototype.l=function() ; fK.prototype.aa=function() ;var wJ=function(a,b) ),nn(a.h,!1),a.element.appendChild(a.h),a.A=(new eK).element,a.h.appendChild(a.A),S(a.g,a.h,”load”,a.C,!0),S(a.g,a.h,”error”,a.C,!0),T(a.g,a.h,”focusout”,function(c) ))};fK.prototype.C=function() ;var iK=function(a) );this.h=yf(“learnMoreButton”,this.element);T(this.g,this.h,”click”,function(c) )};v(iK,NJ);iK.prototype.j=function(a) ;iK.prototype.l=function() ;var jK=function() );T(this.g,this.element,”click”,function(b) )};v(jK,NJ);var lK=function(a,b,c) ;this.j=new XE(this);F(this,this.j);kK(this)};v(lK,ao);var kK=function(a),a);S(a.j,a.o,”mouseenter”,a.C)},mK=function(a,b) );return b};lK.prototype.G=function() ; lK.prototype.F=function(a,b) ;lK.prototype.C=function() ;var nK=function(a,b,c) );a=yf(“overlayTextTitle”,this.element);null!=a&&e.push( );a=yf(“overlayTextUrl”, this.element);null!=a&&e.push( );break;default:this.element=Ff(“DIV”,”overlayContainer”)}e.push( );this.h=new lK(c,this.element,e);T(this.g,this.element,”click”,function(f) );T(this.g,this.element,”mouseover”,function() );T(this.g,this.element,”mouseout”,function() )};v(nK,NJ);l=nK.prototype;l.Id=function(a) ;l.Kj=function(a) ; l.qf=function() ;l.aa=function() ;l.Ji=function() ;l.oj=function() ;l.Ka=function() ;var oK=function(a) ;var pK=function() );gJ(this,!1)};v(pK,NJ);var gJ=function(a,b) ;pK.prototype.aa=function() ;var qK=function() )};v(qK,NJ);var mJ=function(a) ;qK.prototype.aa=function() ;var rK=function(a) );b&&Sw(this.element,”noTextSkipButton”);c&&Sw(this.element,”raisedSkipButton”);this.F=b;this.A=d;this.j=yf(“videoAdUiPreSkipContainer”,this.element);this.o=yf(“videoAdUiPreSkipButton”,this.element);this.B=yf(“videoAdUiPreSkipText”,this.element);this.l=yf(“videoAdUiSkipContainer”,this.element);this.h=yf(“videoAdUiSkipButton”, this.element);nn(this.j,!1);T(this.g,this.h,”click”,function(f) );T(this.g,this.o,”click”,function(f) );Oe&&”4.4.4″===AI&&(this.o.style.backgroundColor=”black”,this.h.style.backgroundColor=”black”)};v(rK,NJ);rK.prototype.aa=function() ;var pJ=function(a) ;var sK=function(a) )};v(sK,NJ);function tK(a,b),d=new ReportingObserver(c, );A.addEventListener(“pagehide”,function() );d.observe();return d}function uK(a),a)} function vK(a) )}function wK(a),function(b) )};var xK=;function yK(a,b,c,d) );return e.join(“,”)} function zK(a) function AK(a) function BK(a) );return b}function CK(a) function DK(a,b,c) ;var EK=function() ;v(EK,oF); EK.prototype.g=function(a) ;g.u_tz=-(new” date).gettimezoneoffset();var=”” n=”void” 0=”==n?B:n;try catch(I) g.u_his=p;var” r;g.u_h=”null==(r=B.screen)?void” 0:r.height;var=”” t;g.u_w=”null==(t=B.screen)?void” 0:t.width;var=”” w;g.u_ah=”null==(w=” b.screen)?void=”” 0:w.availheight;var=”” z;g.u_aw=”null==(z=B.screen)?void” 0:z.availwidth;var=”” h;g.u_cd=”null==(H=B.screen)?void” 0:h.colordepth;p=”new” map;for(var=”” q=”” in=”” g)p.set(q,g);a=”new” d(f.call(e,u(p),u(cb(a)),u(c)));qf(this,a);tb(b,a);fk(b);vb(b);return=”” b.tostring()};var=”” fk=”function(a) )};var” gk=”function(a) ;v(gk,of);gk.prototype.g=”function(a) ;v(hk,of);=”” hk.prototype.g=”function(a) vb(b);return=”” ik=”function(a) };var=”” jk=”function(a) ;v(jk,of);jk.prototype.g=”function(a) ;v(kk,of);=”” kk.prototype.g=”function(a) ;function=”” mk(a) ;var=”” nk=”function(a) ;function” ok(a) ):!1}=”” var=”” pk=”function(),QK=function(a,b) );case=”” “simid:creative:reporttracking”:return=”” ok(b)?new=”” nk( ):null;case=”” “simid:creative:requestresize”:return=”” mk(b.videodimensions)&&mk(b.creativedimensions)&&”boolean”=”=typeof” b.fullscreen?new=”” nk( ):null;case=”” “simid:creative:requestchangevolume”:return=”” new=”” nk( );case=”” “simid:creative:requestnavigation”:return”string”!=”typeof” b.uri?null:new=”” nk( );case=”” “simid:creative:log”:return”string”!=”typeof” b.message?null:new=”” nk( )}return=”” nk};var=”” rk=”function(a,b,c,d) ;var” sk=”function(a,b,c) ;v(SK,Ts);var” tk=”function(a,b,c,d) ;this.h=””;this.F=1;this.o=window;this.g=b;this.A=new” xe(this);f(this,this.a);this.j=”new” map};v(tk,g);=”” xk=”function(a) else=”” if(b.origin!=”=a.g&&!c&&”*”!=a.g)break” a;b:if(b.data) ;try catch(g) b=”object” !=”typeof” c?null:c}else=”” f=”e.messageId;” nk( )}else=”” rk(b,d,c,e),b.type),a.j.has(c)&&(e=a.j.get(c),”resolve”==b.type?e.resolve(d):”reject”==b.type&&e.reject(d),a.j.delete(c));break;case” “createsession”:a.h=”b.sessionId;UK(a,b.messageId);a.l.resolve();break;default:VK(a,b)}else” wk(a,d, )}}})};=”” tk.prototype.sendmessage=”function(a,b) ;f=(f.height=b.creativeHeight,f.width=b.creativeWidth,f.x=b.creativeX,f.y=b.creativeY,f);g= ;g=(g.height=b.videoHeight,g.width=b.videoWidth,g.x=b.videoX,g.y=b.videoY,g);e.creativeDimensions=f;e.videoDimensions=g;e.fullscreen=b.fullscreen;break;case” “simid:player:fatalerror”:e.errorcode=”b.errorCode;break;case” “simid:player:log”:e.message=”b.message}b=e}d.args=b;this.o.postMessage(JSON.stringify(d),”*”);return” this.c.includes(a)?(a=”new” rw,this.j.set(c,a),a.promise):promise.resolve( )};=”” vk=”function(a,b) ))},wk=”function(a,b,c) ))};function=”” yk(a) ))?a.url:null}function” zk(a) ))?a.g:null};var” $k=”SIMID:Player:adSkipped SIMID:Player:adStopped SIMID:Player:appBackgrounded SIMID:Player:fatalError SIMID:Player:init SIMID:Player:startCreative”,split(“=”” “),al=”function(a,b,c) catch(f) else” k(a),a.l+”:=”” “+a.h);d=”e}this.g=new” tk(new=”” pk,d,$k,b);this.h=”null;this.j=0;this.l=!1};v(aL,G);” bl=”function(a) )})};aL.prototype.log=function(a) ))};=”” dl=”function(a),el=”function(a),fL=function(a),2e3)))};var=”” gl=”function(a) );a=Pg(a);b.removeAttribute(“srcdoc”);if(a” qd)throw=”” kg(“trustedresourceurl”,3);jg(b,”allow-same-origin=”” allow-scripts=”” allow-forms=”” allow-popups=”” allow-popups-to-escape-sandbox=”” allow-storage-access-by-user-activation”.split(“=”” “));=”” 0!=”=a&&(b.src=a);return” b},hl=”function(a) ;var=”” il=” ;function” jl(a) return!1}function=”” ll(a) ” function=”” ml(a) function” nl(a) function” ol(a) function” kl(a) ;var=”” pl=”function(a,b,c) ;v(pL,G);” sl=”function(a,b),uL=function(a,b),rL=function(a),tl=”function(a),wl=”function(a,b) },xl=”function(a,b),vL=function(a,b,c) ; pL.prototype.ka=function() ;this.P=0==this.j.getVolume();this.h=this.j.getDuration();this.F=Date.now();sL(this,a);uL(this,a);a.rtn=this.g.toString();vL(this,”https://www.youtube.com/api/stats/playback”,a);lz(“vss_pp”);this.A=!0}this.A&&!this.M&&rL(this)”>=tL(this)?(a=,sL(this,a),uL(this,a),vL(this,”https://www.youtube.com/api/stats/delayplay”,a),lz(“vss_dp”),this.M=!0):this.A&&null!=this.g&&rL(this)>=this.g&&xL(this,rL(this)>=this.h)}; pL.prototype.oa=function() ;function qL(a) ;var yL=function(a) ;var zL=function(a,b,c) ;var AL=function(a) ;var BL=function(a) ;var CL=function(a) ;var DL=function() ;DL.prototype.g=function(a) ;var=”” el=”function() ;EL.prototype.g=function(a) else”nonskippable”==c&&(d=!1)}return” null!=”d?new” tf(d,b):null};var=”” fl=”function() ;FL.prototype.g=function(a) )?”Generic”:”Unavailable”;return” new=”” uf(a,b)};var=”” gl=”function() ;GL.prototype.g=function(a) ;var=”” hl=”Object.keys(ND),IL=,JL=new” map(,]),kl=”function() ;” kl.prototype.g=”function(a) )});d.se=”yF(e,”placement”);var” k=”null;d.Se&&(k=function(z) }(d),k=”new” od( ));e=”yF(e,”website_card”);var” m=”null;if(e) ));n.push(new=”” pd( ))}p=”new” qd( )}m=”new” rd( )}b.push(new=”” sd( ))}}return” td( )};=”” var=”” ll=”function(a) return=”” b};var=”” ml=”function() ;ML.prototype.g=function(a) ;var=”” nl=”function() ;NL.prototype.g=function(a) ;var=”” ol=”function() ;OL.prototype.g=function(a) return” bl(b)};var=”” pl=”function() ;PL.prototype.g=function(a) ;var=”” ql=”function(a) ;var” sl=”function(a,b,c) ;var” vl=”function() ;var” wl=”function(),XL=function(a),zl=”function(a,b) if(!w&&!g)throw” ad=”” source=”” contains=”” neither=”” tag=”” nor=”” inline=”” vast=”” data.”);if(w&&g)throw=”” both=”” and=”” data”);g=”new” ql( );break;case” “vmap:extensions”:f=”d;r=;w=q(Lf(t));for(t=w.next();!t.done;t=w.next())if(t=t.value,”vmap:Extension”==t.nodeName)for(H=q(f.g),Q=H.next();!Q.done;Q=H.next())Q=”bumper”!=t.getAttribute(“type”)?null:new” ul,null!=”Q&&r.push(Q);f=r;break;case” “vmap:trackingevents”:for(p=”,r=q(Lf(t)),w=r.next();!w.done;w=r.next())t=w.value,”vmap:Tracking”==t.nodeName&&(w=t.getAttribute(“event”),t=U(t),null!=t&&p.push(new” rl(w,t)))}}if(!g||null=”=m||isNaN(n))throw” data.”);c.push(new=”” sl(g,n, ))}}return=”” tl(c)},yl=”function(a) ;var $l=”function(a,b) ;var” am=”,bM= ;var” cm=”function(a,b,c) ;v(cM,Error);var” dm=”function(a,b) ;l=cM.prototype;l.getAd=function() ;l.getinnererror=”function() ;l.getmessage=”function() ;l.geterrorcode=”function() ;l.getvasterrorcode=”function() ;l.getType=function() ; l.toString=function() ;var eM=function(a),c=b=(b.type=a.getType(),b.errorCode=a.getErrorCode(),b.errorMessage=a.getMessage(),b);a=a.getInnerError();for(var d=0;3>d;++d)if(a instanceof cM) ;e=(e.type=a.getType(),e.errorCode=a.getErrorCode(),e.errorMessage=a.getMessage(),e);c=c.innerError=e;a=a.getInnerError()}else return b};var fM=function() ;var gM=function(a,b) ;var hM=function() ;var iM=function(a,b) ;iM.prototype.getErrorCode=function() ;iM.prototype.getMessage=function() ; var jM=new iM(“Unable to request ads from server. Cause:,”,1005),kM=new iM(“Cannot parse the value for the adslist response:,”,900),lM=new iM(“Invalid usage of the API. Cause: “,900),mM=new iM(“The browser prevented playback initiated without user interaction.”,1205),nM=new iM(“Unable to display one or more required companions.”,602),oM=new iM(“There was a problem requesting ads from the server.”,1005),pM=new iM(“Ad tag URI is invalid. It must be properly encoded before being passed.”, 1013),qM=new iM(“The provided ad type: is not supported.”,200),rM=new iM(“The provided information: is invalid.”,1101),sM=new iM(“The response does not contain any valid ads.”,1009),tM=new iM(“The overlay ad content could not be displayed since creative dimensions do not align with display area.”,501),uM=new iM(“The ad response was not understood and cannot be parsed.”,1010),vM=new iM(“An unexpected error occurred and the cause is not known. Refer to the inner error for more info.”,900), wM=new iM(“No assets were found in the VAST ad response.”,200),xM=new iM(“The VAST response document is empty.”,1009),yM=new iM(“Linear assets were found in the VAST ad response, but none of them matched the video player’s capabilities.”,403),zM=new iM(“Ad request reached a timeout.”,301),AM=new iM(“VAST response was malformed and could not be parsed.”,100),BM=new iM(“VAST media file loading reached a timeout of seconds.”,402),CM=new iM(“Non linear assets were found in the VAST ad response, but none of them matched the video player’s capabilities.”, 503),DM=new iM(“The maximum number of VAST wrappers ( ) has been reached.”,302),EM=new iM(“VAST media file duration differs from the VAST response duration by seconds.”,202),FM=new iM(“No additional VAST wrappers allowed.”,300),GM=new iM(“No Ads VAST response after one or more Wrappers”,303),HM=new iM(“There was an error playing the video ad.”,400),IM=new iM(“An unexpected error occurred within the VPAID creative. Refer to the inner error for more info.”,901);function JM(a,b) function KM(a) };var LM=function(a) this.l=a;this.h= KM(a);this.g=a;if(“ios”===this.platform||”tvos”===this.platform)this.j=3 =JM(,a);default:return!1}},EN=function(a) )},LN=function(a),V=function() ;function MN() function NN(a,b) catch(g) return a.toString()};var W=,ON=(W.creativeView=”creativeview”,W.start=”start”,W.midpoint=”midpoint”,W.firstQuartile=”firstquartile”,W.thirdQuartile=”thirdquartile”,W.complete=”complete”,W.mute=”mute”,W.unmute=”unmute”,W.pause=”pause”,W.rewind=”rewind”,W.resume=”resume”,W.fullscreen=”fullscreen”,W.exitFullscreen=”exitfullscreen”,W.expand=”expand”,W.collapse=”collapse”,W.close=”close”,W.acceptInvitation=”acceptinvitation”,W.adCanPlay=”adCanPlay”,W.adStarted=”adStarted”,W.abandon=”abandon”,W.acceptInvitationLinear=”acceptinvitationlinear”, W.engagedView=”engagedview”,W.instreamAdComplete=”instreamAdComplete”,W.skipShown=”skipshown”,W.skippableStateChanged=”skippableStateChanged”,W.skip=”skip”,W.progress=”progress”,W.publisher_invoked_skip=”PUBLISHER_INVOKED_SKIP”,W.annotation_start=”annotation_start”,W.annotation_click=”annotation_click”,W.annotation_close=”annotation_close”,W.cta_annotation_shown=”cta_annotation_shown”,W.cta_annotation_clicked=”cta_annotation_clicked”,W.cta_annotation_closed=”cta_annotation_closed”,W.replay=”replay”, W.stop=”stop”,W.autoplayDisallowed=”autoplayDisallowed”,W.error=”error”,W.mediaLoadTimeout=”mediaLoadTimeout”,W.linearChanged=”linearChanged”,W.click=”click”,W.contentPauseRequested=”contentPauseRequested”,W.contentResumeRequested=”contentResumeRequested”,W.discardAdBreak=”discardAdBreak”,W.updateAdsRenderingSettings=”updateAdsRenderingSettings”,W.durationChange=”durationChange”,W.expandedChanged=”expandedChanged”,W.autoClose=”autoClose”,W.userClose=”userClose”,W.userRecall=”userRecall”,W.prefetched= “prefetched”,W.loaded=”loaded”,W.init=”init”,W.allAdsCompleted=”allAdsCompleted”,W.adMetadata=”adMetadata”,W.adBreakReady=”adBreakReady”,W.adBreakFetchError=”adBreakFetchError”,W.log=”log”,W.volumeChange=”volumeChange”,W.companionBackfill=”companionBackfill”,W.companionInitialized=”companionInitialized”,W.companionImpression=”companionImpression”,W.companionClick=”companionClick”,W.impression=”impression”,W.interaction=”interaction”,W.adProgress=”adProgress”,W.adBuffering=”adBuffering”,W.trackingUrlPinged= “trackingUrlPinged”,W.measurable_impression=”measurable_impression”,W.custom_metric_viewable=”custom_metric_viewable”,W.viewable_impression=”viewable_impression”,W.fully_viewable_audible_half_duration_impression=”fully_viewable_audible_half_duration_impression”,W.audio_audible=”audio_audible”,W.audio_measurable=”audio_measurable”,W.overlay_resize=”overlay_resize”,W.overlay_unmeasurable_impression=”overlay_unmeasurable_impression”,W.overlay_unviewable_impression=”overlay_unviewable_impression”,W.overlay_viewable_immediate_impression= “overlay_viewable_immediate_impression”,W.overlay_viewable_end_of_session_impression=”overlay_viewable_end_of_session_impression”,W.externalActivityEvent=”externalActivityEvent”,W.adEvent=”adEvent”,W.configure=”configure”,W.remainingTime=”remainingTime”,W.destroy=”destroy”,W.resize=”resize”,W.volume=”volume”,W.authorIconClicked=”videoAuthorIconClicked”,W.authorNameClicked=”videoAuthorClicked”,W.videoClicked=”videoClicked”,W.videoIconClicked=”videoIconClicked”,W.learnMoreClicked=”videoLearnMoreClicked”, W.muteClicked=”videoMuteClicked”,W.titleClicked=”videoTitleClicked”,W.videoSkipClicked=”SKIPPED”,W.unmuteClicked=”videoUnmuteClicked”,W.vpaidEvent=”vpaidEvent”,W.show_ad=”show_ad”,W.video_card_endcap_collapse=”video_card_endcap_collapse”,W.video_card_endcap_dismiss=”video_card_endcap_dismiss”,W.video_card_endcap_impression=”video_card_endcap_impression”,W.mediaUrlPinged=”mediaUrlPinged”,W.breakStart=”breakstart”,W.breakEnd=”breakend”,W.omidReady=”omidReady”,W.omidUnavailable=”omidUnavailable”,W.omidAdSessionCompleted= “omidAdSessionCompleted”,W.omidAdSessionAbandoned=”omidAdSessionAbandoned”,W.verificationNotExecuted=”verificationNotExecuted”,W.loadStart=”loadStart”,W.seeked=”seeked”,W.seeking=”seeking”,W),PN=”adBreakFetchError adBreakReady adBuffering adCanPlay adMetadata adProgress allAdsCompleted click companionBackfill companionInitialized complete contentPauseRequested contentResumeRequested durationChange video_card_endcap_collapse video_card_endcap_dismiss video_card_endcap_impression externalActivityEvent firstQuartile heavy_ad_intervention_cpu heavy_ad_intervention_network iconFallbackImageClosed impression interaction linearChanged loaded log measurable_impression mediaUrlPinged midpoint mute navigationRequested pause resetPaidData setPaidV2UserEnabled resume show_ad skipShown skippableStateChanged skip start thirdQuartile trackingUrlPinged updateGfpCookie userClose videoClicked videoIconClicked viewable_impression volumeChange”.split(” “), QN=”adBuffering adCanPlay adMetadata adProgress click companionBackfill companionInitialized complete durationChange firstQuartile heavy_ad_intervention_cpu heavy_ad_intervention_network iconFallbackImageClosed impression interaction loaded log mediaUrlPinged midpoint mute navigationRequested pause resume resetPaidData setPaidV2UserEnabled skipShown skippableStateChanged skip start thirdQuartile trackingUrlPinged updateGfpCookie userClose videoClicked videoIconClicked volumeChange vpaidEvent”.split(” “), RN=”abandon acceptInvitation acceptInvitationLinear click close collapse companionClick complete creativeView video_card_endcap_collapse video_card_endcap_dismiss video_card_endcap_impression engagedView exitFullscreen expand externalActivityEvent firstQuartile fullscreen instreamAdComplete loaded measurable_impression midpoint mute pause progress replay resume rewind show_ad skipShown skip start stop thirdQuartile unmute userClose verificationNotExecuted viewable_impression”.split(” “),SN=”viewable_impression measurable_impression overlay_unmeasurable_impression overlay_unviewable_impression overlay_viewable_immediate_impression overlay_viewable_end_of_session_impression externalActivityEvent”.split(” “), TN= ;function UN(a) var VN=”acceptInvitation acceptInvitationLinear click collapse complete exitFullscreen expand firstQuartile fullscreen impression loaded midpoint pause resume skip start thirdQuartile videoClicked volumeChange”.split(” “);var WN=new hF;function XN(a,b) function YN(a,b) function ZN(a,b) )};var $N=function() ; $N.prototype.report=function(a,b,c) :b;if(null==A.G_testRunner&&(this.g||(void 0===c?0:c))),this);b=MN();Yv(d,b.l);UM.A||(b=d.toString(),a=kw(d,”url”),null!=a&&Rc()&&2083 =JM(, b);case “tvos”:return a.C;default:return!kO()}},qO=function(),kO=function(),rO=function() return V().j||V().Pe||”tvos”===V().J?1:vn()?2:0};var sO=”abort canplay canplaythrough durationchange emptied loadstart loadeddata loadedmetadata progress ratechange seeked seeking stalled suspend waiting”.split(” “);var uO=function() ; uO.prototype.append=function(a) };Ia(“module$exports$google3$javascript$ads$interactivemedia$sdk$clientside$api$ads_rendering_settings.AdsRenderingSettings.AUTO_SCALE”,-1);var” to=”Fy(IA)?4E3:Fy(JA)?6500:Fy(KA)?12E3:8E3;var” vo=”function(a,b) ;v(vo,g);var=”” xo=”function(a),yO=function(a) ;vO.prototype.load=function() ;=”” var=”” bo=”function(a,b,c,d) );return}if(c=”” pc) );” return}}}wo(a.h,a.g,”load”, )};vo.prototype.reset=”function(a) ;var” zo=”function(a),CO=function(a,b) )};vO.prototype.setVolume=function(a) )};vO.prototype.canPlayType=function(a) ;=”” eo=”function(a) ;vO.prototype.pause=function() ;var” fo=”function(a) ;l=vO.prototype;l.getDuration=function() ;l.geterror=”function() ;l.getvolume=”function() ;l.xd=”function() ;=”” l.xl=”function(a) else null!=a?this.error=a:(b=b.errorMessage||HM.getMessage(),this.error= Error(b));J(this,”error”);break;case “fullscreen”:this.fullscreen=!0;J(this,”beginFullscreen”);break;case “exitFullscreen”:this.fullscreen=!1;J(this,”endFullscreen”);break;case “loaded”:J(this,”loaded”);break;case “mute”:this.muted=!0;J(this,”volumeChange”);break;case “pause”:this.j||(this.j=!0,null!=b.ended&&(this.l=b.ended),J(this,”pause”));break;case “play”:this.j=!1;J(this,”play”);break;case “autoplayDisallowed”:J(this,”autoplayDisallowed”);break;case “skip”:J(this,”skip”);break;case “focusSkipButton”:J(this, “focusSkipButton”);break;case “start”:this.o||(DO(this),this.o=!0,GO(this,b),J(this,”start”));break;case “timeupdate”:this.o&&(c=b.timeUnit,a=HO(b.currentTime,c),b=HO(b.duration,c),void 0!==a&&void 0!==b&&(this.currentTime=a,this.duration!==b&&(this.duration=b,J(this,”durationChange”)),J(this,”timeUpdate”)));break;case “timedMetadata”:J(this,”timedMetadata”);break;case “unmute”:this.muted=!1;J(this,”volumeChange”);break;case “volumeChange”:GO(this,b);J(this,”volumeChange”);break;case “loadedmetadata”:this.duration= qe(b.duration);J(this,a);break;case “abort”:case “canplay”:case “canplaythrough”:case “durationchange”:case “emptied”:case “loadstart”:case “loadeddata”:case “progress”:case “ratechange”:case “seeked”:case “seeking”:case “stalled”:case “suspend”:case “waiting”:J(this,a)}};var GO=function(a,b) ;vo.prototype.f=function() ; var=”” do=”function(a),HO=function(a,b) };var=”” io=”function(a,b) ;v(io,g);io.prototype.qd=”function() ;io.prototype.start=”function() ;IO.prototype.stop=function() ;IO.prototype.l=function(a) ;var=”” jo=”function(a,b) ;v(JO,Ts);var” ko=”function(a,b) ;v(ko,g);ko.prototype.remove=”function(a) ;KO.prototype.start=function() ;KO.prototype.stop=function() ;KO.prototype.l=function() ;” lo=”function(a) },NO=function(a,b,c) );if(0 =c-(UM.h?8:2):1===a.g.length||b>a.g+1)?-1:null:null},MO=function(a,b) );if(0 =c&&Mk(b,8,d-c);a=a.j.map(function(e) );yk(b,11,a,Tj);return b},ZP=function(a),aQ=function(a) ;var bQ=,cQ=!1;function dQ(a,b,c) else e=null;return new eQ(d,e,b,a?a.qa:null,c)} function fQ(a,b,c) function lQ() function mQ(a) function nQ(a,b) function oQ() ),cQ=!0)} function pQ(a,b) ;p=void 0=== p? :p;var r=void 0===r?new Map:r;FB(r,”ADCATEGORIES”,”-1″);FB(r,”ADCOUNT”,”-1″);FB(r,”APIFRAMEWORKS”,p.Yi?p.Yi.join(“,”):”-1″);FB(r,”BLOCKEDADCATEGORIES”,”-1″);var t;FB(r,”GOOGLE_INSTREAM_VIDEO_NONCE”,null!=(t=p.ul)?t:”-1″);FB(r,”EXTENSIONS”,”-2″);FB(r,”MEDIAMIME”,p.Qj?p.Qj.join(“,”):”-1″);FB(r,”PLAYERCAPABILITIES”,”-1″);FB(r,”VASTVERSIONS”,Mb(fB).join(“,”));FB(r,”VERIFICATIONVENDORS”,”-2″);p=GB(p,r);return n.call(m,p)})}function hQ(a) function gQ(a,b),a)}” function=”” kq(a,b) }else g instanceof OP&&(qk(f,5,Gj(!1)),g=g.creativeType||””,g=0===g.length?null:aQ(g),g=qk(f,2,Lj(g)),Mk(g,1,null));null!=rQ(b)&&(2===UM.g?qk(f,12,Lj(1)):qk(f,12,Lj(2)));g=b.getDuration(); g=qk(f,4,Ej(0>g?null:g));h=b.getUniversalAdIdValue();g=Ok(g,7,h);h=b.getUniversalAdIdRegistry();Ok(g,8,h);h=b.Ib;g=h.h;h=h.g;null!=g&&null!=h&&h>=g&&Mk(f,9,h-g);qk(f,10,Gj(!1));Ck(e,10,f);d.reverse();d=Dk(c,1,d);qk(d,3,Gj(“visible”===(document.visibilityState||””)));c=c.g();c=Th(c,3)}else c=””;return c})}function jQ(a) )} function iQ(a,b) return”0″});FB(a,”FINAL”,”1″)}}function qQ(a) var eQ=function(a,b,c,d,e) ;function sQ(a,b) ;var uQ=,vQ=,wQ=,xQ=function() ; Ia(“module$exports$google3$javascript$ads$interactivemedia$sdk$clientside$api$companion_ad_selection_settings.CompanionAdSelectionSettings.CreativeType”,uQ);Ia(“module$exports$google3$javascript$ads$interactivemedia$sdk$clientside$api$companion_ad_selection_settings.CompanionAdSelectionSettings.ResourceType”,vQ);Ia(“module$exports$google3$javascript$ads$interactivemedia$sdk$clientside$api$companion_ad_selection_settings.CompanionAdSelectionSettings.SizeCriteria”,wQ);var zQ=function(a,b),DQ=function(a,b) );return c};zQ.prototype.wb=function() ; var BQ=function(a,b) if(c)if(c=b.getSize(),(b=b.Me())||a.g.Ya)a=b&&a.g.Ya;else if((b=”IgnoreSize”===a.sizeCriteria)||(b=a.g.size,b=b==c?!0:b&&c?b.width==c.width&&b.height==c.height:!1),b)a=!0;else else” a=”!1;return” a},cq=”function(a,b) )||null},yq=”function(a,b) ;var” eq=”ha(),FQ=null,GQ=function() ;v(gq,g);var=”” hq=”function(),ls=”function(a,b,c) ;d.queryId=b;d.viewabilityData=c;a.g&&wO(a.g,”activityMonitor”,”viewabilityMeasurement”,d)};GQ.prototype.destroy=function() ;” gq.prototype.l=”function() ;” gq.prototype.init=”function(a) oc(Oy());ph(Bs).I=UM.C;this.A=!0;ph(Bs).j=!0;this.j=null;a=ph(Bs);b=”h”==ls(a)||”b”==ls(a);c=!nc().g;b&&c&&(a.O=” !0,a.r=”new” aq);this.h=”!0}};” var=”” jq=”function(a,b,c,d,e) :e;if(a.h) ;try catch(f) d=ID(d.width,d.height)}e.opt_fullscreen=d}null==” e.opt_adelement&&(e.opt_adelement=”a)}return” yu.gd(469,sa(ns,b,c,e))|| }return };gq.prototype.pf=”function() ;var=”” hs=”function(a,b) },iq=”function(a) };” gq.prototype.b=”function(a) ;f.opt_fullscreen=b.isFullscreen;b.isOverlay&&(f.opt_bounds=b.overlayBounds);d.viewabilityData=JQ(this,e,c,a,f);var” g;null=”=(g=this.g)||wO(g,”activityMonitor”,”viewability”,d);break;case” “fetchadtagurl”:c=”,c.eventId=b.eventId,a=b.osdId,Pb(b,”isFullscreen”)&&(e=b.isFullscreen),Pb(b,”loggingId”)&&(b=b.loggingId,” c.loggingid=”b,bO().report(43, )),c.engagementString=KQ(this,a,e),this.g&&wO(this.g,”activityMonitor”,”engagement”,c)}};var” kq=”function(a,b,c) ;null!=c&&(a.fullscreen=c);c=””;try,a)}catch(f) return” c};ia(“ima.common.getvideometadata”,function(a) );=”” ia(“ima.common.triggerviewabilitymeasurementupdate”,function(a,b) );var=”” lq=”function() ;l=LQ.prototype;l.getTotalAds=function() ;l.getmaxduration=”function() ;l.getadposition=”function() ;l.getpodindex=”function() ;l.gettimeoffset=”function() ;l.getisbumper=”function() ;=”” ao=”function(a) ;var=”” mq=”function(a,b) ;v(PQ,MQ);var” qq=”function(a) ;v(QQ,MQ);var” rq=”function(a) )};var=”” sq=”function(a) ;v(SQ,MQ);var” tq=”function() ;var” uq=”function(a,b),eO=function(a) ;function=”” vq(a) )};var” yq=”function(a,b,c,d,e,f,g,h,k,m,n,p,r,t,w,z,H,Q,I,P,ra) );this.Oa=(this.j=null!=z)?H:!1;this.md=this.j?Q:!1;this.fa=D(z);this.ra.forEach(function(Eb) );this.l=new” qf;sf(this.l,new=”” de);p&&sf(this.l,new=”” je);sf(this.l,new=”” qd);o(r(),”ghmsh_eids”,ly());wq(this.l,ra);this.h=”RF(this.l,new” md(),new=”” kb);xq(this,r)},wq=”function(a,b), ];b=”(Fy(kA)||Fy(lA))&&b;(Fy(mA)||b)&&A.customElements&&(c=);Fy(nA)?c.unshift( ):Fy(oA)?c.unshift( ):Fy(pA)?c.unshift( ):Fy(qA)&&c.unshift( );(Se||Qe||HD()||Me&&cf)&&c.unshift( );SF(a,new” ye(new=”” cg(c)))},$q=”function(a),zq=”function(a) ;l=”YQ.prototype;l.getAdSystem=function() ;l.getdescription=”function() ;var=”” ar=”function(a),br=”function(a) ;=”” yq.prototype.getdealid=”function() return” cr=”function(a),sp=”function(a) ),a=a.X;return” b},er=”function(a,b),tq=”function(a) )},fR=function(a,b,c) c=”a.getDuration();a.Pb.Ne=c},hR=function(a) },gR=function(a),ir=”function(a) ;l=”YQ.prototype;l.getAdId=function() return(a=”dR(a,”metrics”))?a.h:null};YQ.prototype.getUniversalAdIds=function() ;=”” yq.prototype.getuniversaladidregistry=”function() ;var=”” kr=”function(a),mr=”function(a) };var” nr=”function(a) ;=”” pr=”function(a) return!0},qR=function(a,b),XQ=function(a,b) );a.o.forEach(function(c) )},sR=function(a,b) )},tR=function(a),ur=”function(a) ;yq.prototype.islinear=”function() ;yq.prototype.isskippable=”function(),xr=”function(a,b) d=”a.ca.get(“DFP”);d=d” pq&&=”” d.h?!0:!1}e=”a.g;null==b&&null!=e&&e” kp&&(b=”e.j);null==b&&d&&(b=c);return” vr(a)?(dr(a,”adsense”),new=”” uq(5,!1)):b};yq.prototype.getskiptimeoffset=”function() return-1};var=”” yr=”function(a) return=”” ar(this)+br(this)};yq.prototype.getmediaurl=”function() ;var=”” a.h=”” cc&&jl(a.h)},er=”function(a) ;l.getvastmediaheight=”function() ;l.getwidth=”function() ;l.getheight=”function() ;l.getuielements=”function() ;=”” l.getminsuggestedduration=”function() ;l.getadpodinfo=”function() ;=”” or=”function(a),FR=function(a) ):!1},GR=function(a,b,c),!0);return” a.disableui},hr=”function(a) );return” d},ir=”function(a) ;yq.prototype.yd=”function() return=”” c},jr=”function(a,b) ;=”” yq.prototype.getvastmediabitrate=”function() return=”” 0};=”” lr=”function(a),mr=”function(a) );ar(a).foreach(function(d) );sp(a).foreach(function(d) )});return=”” c.u},nr=”function(a) ;yq.prototype.iscustomclicktrackingused=”function() ;var” b},pr=”function(a) catch(b) return!0};var” qr=”function(a,b) ;var” rr=”function(a,b,c) ;l=RR.prototype;l.getContent=function() return a};l.getContentType=function() ;l.getWidth=function() ;l.getHeight=function() ; l.Me=function() ;l.Rf=function() ;l.Aa=function() ;var AQ=function(a) ;l=RR.prototype;l.getSize=function() ;l.wb=function() ;l.getAdSlotId=function() ;l.getApiFramework=function() ;l.getAd=function() ; var rR=function(a,b) )},SR=function(a) ;b.apiFramework=a.getApiFramework();b.content=a.getContent();b.size=a.getSize();b.fluidSize=a.Me();b.resourceType=a.wb();b.resourceValue=a.g.g;b.contentType=a.getContentType();b.sequenceNumber=a.Aa();b.mainAdSequenceNumber=AQ(a);b.adSlotId=a.getAdSlotId();b.backupCompanions=a.Zg.map(function(c) );b.height=a.getSize().height;b.width=a.getSize().width;return b};var TR=function(a,b,c) ;TR.prototype.wb=function() ;TR.prototype.getContentType=function() ;var UR=function(a,b,c,d) ;v(UR,OP);UR.prototype.h=function(a),”html”,a.dc)};UR.prototype.l=function() ;var VR=function(a,b,c,d) ;v(VR,OP);VR.prototype.getContent=function() ;VR.prototype.h=function(a),”image”,a.dc)}; VR.prototype.l=function() );b.setAttribute(“href”,BP(D(this.Hb())));IC(this.Od,b);b.appendChild(a);return b};var WR=function(a,b) ;v(WR,OP);WR.prototype.getSize=function() ;WR.prototype.getHeight=function() ;WR.prototype.getWidth=function() ;var YR=function(a,b) }; WR.prototype.l=function() ; var ZR=function(a,b) ;a=dR(c,”AdSense”);var d=dR(c,”TextAd”),e=d.ee||””,f=”rtl”;null!=e&&(f=mx.test.call(mx,e)?”rtl”:”ltr”);e= ;if(d=d.Fa)e.image=BP(d),c=c.ra.find(function(g) ),null!=c&&(e.duration=bB(c.getDuration()));a.Fc&&(e.Fc=a.Fc);e.attribution=a.ta?a.ta:b;return e};WR.prototype.h=function(a) ;function $R(a,b,c) );switch(c) }return new OP(a,b,c,e,d)} function aS(a) ),c=a.find(function(f) ),d=a.find(function(f) ),e=a.find(function(f) );return null!=b?b:null!=c?c:null!=d?d:null!=e?e:a};function bS(a,b,c,d,e) ;h(g);e.splice(e.indexOf(f),1);var k=;e.forEach(function(m) );return new RR(g,k,a.cd)};var cS=function(a,b) ;v(cS,MQ);var dS=function(a) ;v(dS,MQ);dS.prototype.getDuration=function() ;var eS=function(a) ;v(eS,MQ);eS.prototype.Yd=function() ;var fS=function(a,b,c,d,e,f,g,h,k) ;v(fS,MQ);var gS=function(a,b) ;v(gS,MQ);gS.prototype.isSkippable=function() ;var hS=function(a) ;v(hS,MQ);var iS=function(a) ;v(iS,MQ);var jS=function(a,b) ;v(jS,MQ);var DR=function(a) ;var ks=”function(a,b,c) ;v(kS,MQ);var” ls=”function(a,b) ;v(lS,MQ);var” ms=”function(a) ;v(mS,MQ);mS.prototype.getDealId=function() ;var=”” ns=”function(a,b,c,d,e) ;v(nS,MQ);” ns.prototype.init=”function() ;b&&(h._scs_=b);h._bgu_=g;h._bgp_=d;h._li_=”v_h.3.596.0″;e&&(h._upb_=e);(b=f.GoogleTyFxhY)&&”function”==typeof” b.push||(b=”f.GoogleTyFxhY=);b.push(h);b=kf(c);b=Gf(b.g,”SCRIPT”);b.type=”text/javascript”;b.async=!0;a=vd(new” od(md,”=”” tpc.googlesyndication.com=”” sodar=”” % “), );=”” lg(b,a);(f=”(f.GoogleTyFxhYEET|| ))?f():c.getElementsByTagName(“head”).appendChild(b)}};var” os=”function(a,b,c,d,e,f) ;v(oS,MQ);var” ps=”function(a) ;v(pS,MQ);var” qs=”function(a) ;v(qS,MQ);qS.prototype.Aa=function() ;var=”” rs=”function(a) ;v(rS,MQ);var” ss=”function(a,b,c,d,e,f,g,h,k,m) else” for(p=”0;16″>p;p++) p=;n=q(n);for(r=n.next();!r.done;r=n.next())p.push(“abcdefghijklmnopqrstuvwxyzabcdefghijklmnopqrstuvwxyz0123456789-_”.charat(r.value&63));n=p.join(“”)}p=k;p=cp(p)&&(p||””).includes(“itag 15″)&&=”” fy(qa)||fy(ra);cp(k)&&!p&&(k=”new” k(k),k.g.set(“cpn”,n),k=”k.toString());bD.call(this,k, );this.g=n};v(sS,bD);sS.prototype.getWidth=function() ;ss.prototype.getheight=”function() ;ss.prototype.getapiframework=”function() ;var=”” us=”function(a,b) )},ts=”,f:function(a,b,c,d,e),d:function(a,b,c,d,e,f,g,h) };tS.i=tS.d;tS.u=tS.d;var vS=function(a) ;v(vS,hM);vS.prototype.g=function() ; var wS=function(a) }b=new YQ(b.id||””,c.La,r,d,e,g,k,zS(c.ca),b.Ja||0,AS(c.g),BS(c.h),CS(c.ra,n),DS(c.ra),ES(c.ca,p),b,m,f,h,FS(c.ib),!n,a.h);c=FC(a.j)||0;b.F=c;sQ(b,”vl”);return b})}catch(b) },yS=function(a) ),c=a.find(function(e) );if(!(b instanceof IE)||c)return null;c=a.find(function(e) );a=a.find(function(e) );var d= ;return d.channelCustomUrl=b.Bf,d.channelId=b.Ic,d.channelThumbnailUrl=b.Rd,d.channelTitle=b.Sd,d.cpn=c instanceof XD?c.l:null,d.format=b.format,d.isSkippable=”BUMPER”!=b.format&&”NONSKIPPABLE”!=b.format,d.isTrueView=b.tc,d.isVideoUnlisted=b.Bd,d.title=b.ve,d.videoThumbnailUrl=b.gf,d.wtaUrl=a instanceof sD?a.fc:null,d.youtubeVideoId=b.Ec,d.engagedViewUrls=,d.infoCards=,d},GS=function(a,b),AS=function(a) );return b},BS=function(a) );return b},DS=function(a) );return b},HS=function(a,b) );return new QR(c,JS(a.h))},IS=function(a,b),d=a.Ff||null,e=LS(a.resources);if(0==e.length)return null;var f=MS(a.U);a.Gf.forEach(function(g) );return bS(c,d,b,f,e)},JS=function(a),CS=function(a,b) );return c},NS=function(a,b) )]);d=new KP(c.duration?c.duration/1E3:0,PS(c.Zc),QS(c.wc), d,RS(c.Fb),SS(c.ab));var e=MS(c.U);TS(c.Zc).forEach(function(f) );c.Zc&&c.Zc.Ce.forEach(function(f) );b?EP(d,JSON.stringify(b)):d.va=c.va||””;d.mf=a.Ja||0;d.Ag(a.id);d.zg(a.adId);e&&(d.U=e);FP(d,US(a.Ta));return d},OS=function(a) );if(0==b.length&&!c.isEmpty()) b.forEach(function(e) );return b},VS=function(a,b) );hO(e,b);e&&(d.U=e);d.Rc=c;return d},LS=function(a,b) }null==f||b&&”Static”!==f||”text/javascript”==e||c.push(new TR(f,e,d.Hd))});return c},SS=function(a) );e.j=”WS(c.be);e.G=c.Ie;e.l=d.g;e.O=d.creativeType;b.push(e)}});return” b},qs=”function(a) );return” b},ps=”function(a),ts=”function(a),ws=”function(a) )},ms=”function(a) });return=”” b},es=”function(a,b) });return=”” c},xs=”function(a) catch(f) else=”” zl)b=”inred_info” ks(a.g,a.h,a.j);else=”” ce)b=”metrics” ls(a.h,a.g);else=”” al)b=”pod” qs(a.ja);else=”” fe)b=”programmatic” ms(a.dealid);else=”” ge)b=”sodar” ns(a.j,a.h,a.l,a.g,””);else=”” bl)b=”TextAd” os(a.ee,a.fe,a.ge,a.fa,a.imagewidth,a.imageheight);else=”” he)b=”uiSettings” ps(a.g);else=”” cl)b=”waterfall” rs(a.g);else=”” od)b=”generic” mq(ms(a.u));else=”” td) );c=”new” js(a.fd,ms(e))}else=”” a=”” ud&&(b=”esp” qq(a.g));return },us=”function(a) )},fs=”function(a) ))}});return=”” b},ys=”function(a),zs=”function(a) );return” b},ks=”function(a,b),RS=” function(a),xs=”function(a) ;e.id=f.getAttribute(“id”);e.Ja=vF(f,”sequence”);e.Hc=f.getAttribute(“adType”);f=q(Lf(f));for(var” k=”f.next();!k.done;k=f.next()) }g=new” be( );break}else=”” if(“wrapper”=”=” m.nodename) g=”new” uf( );break}}if(!g)throw=”” ad=”” contains=”” neither=”” inline=”” nor=”” wrapper=”” data.”);d.push(new=”” ld(g,e));break;case=”” “error”:(e=”U(f))&&(a=e)}}nz();return” tf( )};var=”” zs=”function(a,b) )};v(ZS,hM);ZS.prototype.g=function() ;=”” var=”” $s=”function(a) d.g.foreach(function(e),at=”function(a,b) )&&(b.g=”!0);a.U.forEach(function(d) ;function=”” bt(a,b) return=”” null};var=”” ct=”function() ;v(ct,ao);var=”” dt=”function(a,b) );this.g.clear()};function=”” et(a) ;var=”” ft=”function() ;” ft.prototype.encrypt=”function(a) )):c.resolve(d)});return=”” c.promise};var=”” gt=”function(a) ;v(gT,G);gT.prototype.connect=function() )};gT.prototype.sendMessage=function() ;var” ht=”function(a,b,c,d,e) ;v(hT,Ts);hT.prototype.toString=function() ;var” it=”function(a,b) ;v(iT,Ts);iT.prototype.getError=function() ;var=”” jt=”function(a) ;v(jT,Ts);var” kt=”function(a,b,c) })};lT.prototype.getSlotId=function() ;lt.prototype.getsizes=”function() ;lt.prototype.setcontent=”function(a,b,c,d,e,f,g) ;lT.prototype.getContent=function() ;lt.prototype.clone=”function() p=;n=q(n);for(r=n.next();!r.done;r=n.next())p.push(“abcdefghijklmnopqrstuvwxyzabcdefghijklmnopqrstuvwxyz0123456789-_”.charat(r.value&63));n=p.join(“”)}p=k;p=cp(p)&&(p||””).includes(“itag> b;b++) a.g=a.g+d|0;a.g=a.g+e|0;a.g=a.g+h|0;a.g=a.g+k|0;a.g=a.g+m|0;a.g=a.g+n|0;a.g=a.g+p|0;a.g=a.g+f|0},sT=function(a,b,c) else throw Error(“message must be string or array”);a.h=e;a.j+=c},tT=function(a),oT=;var vT=function() ;Ua(vT,pT);var uT=;var wT=function(a,b) ;var xT=function() ;this.o=new XE(this)};v(xT,G);var yT=function(a,b) ;xT.prototype.L=function() ; var zT=function(a) )},AT=function(a) )};xT.prototype.getDisplayAdsCorrelator=function() ; xT.prototype.K=function(a) else this.g.isgptpresent=”0″,this.J();break;case “getDisplayAdsCorrelator”:isNaN(c)||(this.g.dispcorr=”1″,this.P=c,this.B=!0);BT(this);break;case “getVideoStreamCorrelator”:isNaN(c)||(this.g.streamcorr=”1″,this.H= c,this.C=!0);BT(this);break;case “googleGetCompanionAdSlots”:null!=b&&(a=b.map(this.ka,this),this.g.cslots=”1″,this.V=a,this.F=!0),BT(this)}};xT.prototype.sendMessage=function(a,b,c),null!=c&&(a.args=c),wO(this.h,”gpt”,b,a))};xT.prototype.setVideoSession=function(a) ; var CT=function(a),DT=function(a) ;xT.prototype.J=function() ; xT.prototype.M=function() ; var BT=function(a),ET=function(a,b) ;bO().report(184,a)};xT.prototype.ka=function(a) });return new lT(a.slotId,b)}; xT.prototype.da=function(a) ;b.slotId=a.getSlotId();b.adContent=a.getContent();b.adWidth=a.j;b.adHeight=a.h;b.fluidSize=a.g;b.friendlyIframeRendering=a.B;return b}; var FT=function(a) catch(r) c=f?f:c&&c.url?c.url:e&&e.url?e.url:””}b.loc=c;a.g.ref=window.document.referrer;a.g.gcasclass= “1”;a.g.vpaidadapter=UM.j;a.g.ifstate=V().da;bO().report(70,a.g);a.g= }};var GT=function() ;v(GT,G);GT.prototype.A=function() ;GT.prototype.H=function() ;var HT=function() ;GT.prototype.C=function() ;GT.prototype.I=function() )};var IT= ;function JT(a,b) ))}function KT(a,b) ;function LT(a) return 1} var MT=new Map(+\.moatads\.com\/.*$/]],+\.doubleverify\.com\/.*$/,/^(https?:\/\/|\/\/)?c\.+\.com\/vfw\/dv\/.*$/,/^(https?:\/\/|\/\/)?(www\.)?+\.tv\/r\/s\/d\/.*$/]],+\.adsafeprotected\.com\/.*$/]],],],+\.voicefive\.com\/.*$/, /^(https?:\/\/|\/\/)?+\.measuread\.com\/.*$/,/^(https?:\/\/|\/\/)?+\.scorecardresearch\.com\/.*$/]],],]]);KT(“OmidSessionClient.verificationVendorIdForScriptUrl”,LT); KT(“OmidSessionClient.VerificationVendorId”, );var NT=Object.values( );function OT(a,b) )?PT(a,b):QT(a,b)}function PT(a,b) function RT(a,b,c) )}function QT(a,b) ;var ST=function(a,b,c,d) ;ST.prototype.toJSON=function() };function TT(a,b) function UT(a,b) function VT(a,b) function WT(a,b) ;function=”” xt() function=”” yt() return!0};var zt=”function(a,b,c,d),$T=function(a),bu=”function(a) ;b=(b.omid_message_guid=a.g,b.omid_message_method=a.method,b.omid_message_version=a.version,b);void” b};var=”” cu=”function(a) ;function” du(),function() )}function=”” fu(a,b) ;var=”” gu=”function(a) catch(d) return” c})};var=”” hu=”function(a) ;v(hU,cU);hU.prototype.sendMessage=function(a,b) ;hu.prototype.j=”function(a,b) ;var” iu=”function() ();function=”” ju(a) function” ku(a) catch(b) return!1}function=”” lu() ;var=”” mu=”function(a,b) })};v(mU,cU);mU.prototype.sendMessage=function(a,b) ;var=”” nu=”;function” ou(a),a)};var=”” pu=”function(a,b) ;KT(“OmidSessionClient.Partner”,pU);var” qu=”function(a,b,c,d),uU=Object.keys(IT).map(function(a) ),vu=”,wU=function() ;var=”” zu=”function(a,b,c) }catch(n) m=”h(g)?new” mu(f,g):null}if(f=”m) }b=”null}}this.A=b;this.R=c||new” wu;this.o=”this.H=this.F=!1;this.l=this.j=null;this.G=!1;this.B= ;this.A&&(this.A.g=this.I.bind(this));this.g(“setClientInfo”,” “1.4.8-google_20230803”,this.o.g.name,this.o.g.version,this.h);xu(this,a.a);(a=”a.o)&&this.g(“setContentUrl”,a,this.h);yU(this)},AU=function(a) ;zU.prototype.registerSessionObserver=function(a) ;zU.prototype.start=function(),this.h)};var” bu=”function(a) ;zU.prototype.error=function(a,b) ;” zu.prototype.g=”function(a) ;zU.prototype.sendMessage=function(a,b) else=”” if(null!=”this.R.g)try catch(e) };=”” zu.prototype.i=”function(a) “error”=”==b&&window.console&&eU(a)};var” xu=”function(a,b) ),a.g(“injectverificationscriptresources”,b,a.h))},yu=”function(a) )};” kt(“omidsessionclient.adsession”,zu);var=”” error(“adevents=”” already=”” registered.”);a.f=”!0;a.g(“registerAdEvents”,a.h);this.g=a}catch(b) };=”” cu.prototype.loaded=”function(a) ;KT(“OmidSessionClient.AdEvents”,CU);var” du=”function(a) catch(b) };du.prototype.start=”function(a,b) ;DU.prototype.pause=function() ;DU.prototype.resume=function() ;” var=”” eu=”function(a,b),FU=function(a,b) ;KT(“OmidSessionClient.MediaEvents”,DU);var” xe(this);this.b=”;this.H=this.J=this.C=this.M=!1;this.A=this.h=this.F=this.j=null;S(this.o,this.K,VN,this.da);S(this.o,this.K,this.T)};v(GU,G);” ru(b,d,v().h),c&&(su(b,c),c=”0 qf?”p”:”l”);ed.set(“ctv”,String(rO()));var sf=new Map;C(UM.getPlayerType())||(sf.set(“mpt”,UM.getPlayerType()),C(UM.getPlayerVersion())||sf.set(“mpv”,UM.getPlayerVersion()));var yh=new Map;pO()||yh.set(“wta”,”0″);if(a instanceof kB&&a.l&&null!==a.adTagUrl) var Zl=Sp}else Zl=hN(V().g);var $l=Zl;var rc=Map,am=,vw=am.concat,Vb=u(yh);var zh=new Map;iN(V().g)||(C(UM.l)||zh.set(“adsid”,UM.l),C(UM.R)||zh.set(“pucrd”,UM.R),C(UM.O)||zh.set(“jar”,UM.O));var bm=new rc(vw.call(am,Vb,u(zh),u($l)));var sg=new Map,tg=V().Ab,oj=V().wi;oj&&tg&&0 tg&&(sg.set(“dlt”,tg.toString()),sg.set(“idt”,(oj-tg).toString()));sg.set(“dt”,jm().toString());var cm,Vp=null!=(cm=a.adTagUrl)?cm:””,pj=new K(Vp),ug,Ah=null!=(ug=a.pageUrl)?ug:””,Wp; var dm=null!=(Wp=kw(pj,”url”))?Wp:””;var Bh=AD(Ah)?Ah:dm,Xp=dV(pj);var em=AD(V().h)?V().h:AD(V().referrer)?V().referrer:”null”;var Yp=AD(Bh)?Bh:Xp,tf=new K(Yp),fm=new K(V().Xb),gm=new K(V().h),Ch=”unknown”;lw(gm,fm)?Ch=”flat”:lw(tf,fm)?Ch=”bottom”:lw(tf,gm)&&(Ch=”top”);bO().report(160, );var fd=new Map,uf=V().referrer;C(D(uf))||fd.set(“ref”,uf);var hm=V().Xb;if(AD(Bh))fd.set(“url”,Bh),eV(fd),fd.set(“loc”,hm);else if(Fy(zA))fd.set(“url”,hm),eV(fd);else }var $p=c.Mi||,qj=new Map(.concat(u(r),u(hc),u(ed),u(sf),u($p),u(bm),u(b),u(fd),u(sg)));if(Fy(LA)||Fy(MA)||Fy(NA)||Fy(OA)) for(var cq= new Map(.concat(u(qj),u(vf))),dq=,eq=,fq=,gq=q(cq.keys()),sj=gq.next();!sj.done;sj=gq.next()) bO().report(180,,!0);return cq}return qj} function fV(a,b) )&&(c.set(“ea”,”0″),null!=b.nonLinearAdSlotWidth&&null!=b.nonLinearAdSlotHeight&&(b=zK(b),c.set(“image_size”,b),C(b)&&(d=d.filter(function(f) ))));c.set(“ad_type”,d.join(“_”));b=d.some(function(f) );c.set(“num_ads”,b?”3″:”1″);a=DK(a,”t_pyv”);C(a)&&(a=b?”allow”:”exclude”);c.set(“t_pyv”,a);d.some(function(f) )&&(d=6 =d)throw new X(“x is out of range”);d=CW(yW(a));var e=d-BigInt(3);a:switch(yW(a)) if(d =e.length)var m=String.fromCharCode.apply(null,e);else f=m;g=a.btoa(f);g=g.replace( \=”” g,”_”);g=”g.replace(/\+/g,”-“);” g=”g.replace(/=/g,”.”);return” k.return(g);case=”” 3:throw=”” h=”va(k),Error(“Encryption” failed.”, );}})};=”” var=”” xy=”function() b=”new” ww(d);return=”” x(c,b.bb(dx),2)}return=”” c.return(c.h)})};rw(new=”” px);rw(new=”” vx);uw(new=”” zx);rw(new=”” rx);rw(new=”” lx);uw(new=”” tx);rw(new=”” vy);rw(new=”” ty);function=”” zy(a) ;return” b.width=”a.h,b.height=a.g,b.imageUrl=a.j,b.alternateText=a.Wa,b.creativeType=a.creativeType||””,b}function” $y(a) function=”” az(a) =”” function=”” bz(a,b) ),f=” ;return” f.id=”b,f.width=a.h,f.height=a.g,f.pixelRatio=a.C,f.xPosition=c,f.yPosition=d,f.offset=a.Ca,f.duration=a.ub,f.imageUrl=a.l,f.alternateText=a.Wa,f.fallbackImages=e,f};function” cz(a,b) function=”” b&&0=”==b.toString().indexOf(“_REGEXP”)?(a=b.split(“_REGEXP”).match(/\/(.*)\/(.*)?/),new” regexp(a,a||””)):b}var=”” dz=”function(a,b) ;v(dz,gt);var=”” ez=”function(a) catch(b) };=”” dz.prototype.sendmessage=”function(a,b,c) ;dZ.prototype.L=function() ;dZ.prototype.h=function(a) ;dZ.prototype.F=function(a) };” hz=”function(a,b,c),b.sid,c))},fz=”function(a,b,c,d),gz=”function(a,b) ;var” iz=”function() ;v(iZ,hF);iZ.prototype.g=function(a,b,c,d) ;this.H=new” xe(this);f(this,this.h)};v(jz,g);=”” nz=”function(a),touchend:function(b) },Ib(a.F,function(b,c) )):S(a.H,a.g,”click”,a.M)},kZ=function(a),a);a.F= },mZ=function(a,b),300));a.h=b.touches.length;0===a.h&&(a.B=!1,a.o=!1,a.l=);a.I=!1};jZ.prototype.M=function() ; var lZ=function(a,b),oz=function(a) ;jz.prototype.l=”function() ;var” pz=”function(a) ;v(pZ,G);pZ.prototype.j=function() ;pZ.prototype.l=function() );this.h=null}};var” qz=”function(a,b) ;v(qZ,Ts);function” rz(a) if(!c)return!1}return!(null!=ZK(b)||null!=YK(b))&&!(b” cc&&jl(b))};var=”” sz=”function() ;v(sZ,RI);l=sZ.prototype;l.Pd=function() ;l.nf=function() ;l.aa=function() ;l.od=function() ;l.Ge=function() ;var” tz=”function(a),oz=function(a) f=m;g=a.btoa(f);g=g.replace(>

See also:  Facta Financeira Pertence A Qual Banco?

Qual é a melhor fruta para comer antes de dormir?

Suco de cereja A fruta é rica em melatonina, e um estudo recente revelou que beber suco de cereja regularmente ou comer cerejas pode ajudar a regular os seus ciclos de sono.

Qual a melhor vitamina para dormir?

Ouvir o texto Parar o Audio O sono tem a função de restaurar o corpo humano e dormir bem é extremamente importante. Para alguns, dormir 8 horas de sono por dia é o suficiente, embora possam existir variações da quantidade de sono ideal. Algumas pessoas se sentem bem com 6 horas por noite, enquanto outras, precisam de até 10 horas.

  1. Outro ponto relevante é que em cada fase da vida (do recém-nascido até a velhice), existe uma recomendação diferente de horas de sono ideal¹.
  2. Noites seguidas de sono mal dormidas podem provocar alterações no humor, no aprendizado, na concentração, interferindo na memória, nas tomadas de decisões, no raciocínio lógico e na criatividade.

Além disso, também pode aumentar o risco para desenvolver patologias como a depressão, diabetes, hipertensão arterial e a obesidade¹. Leia neste artigo aqui a quantidade de sono a cada faixa etária. Qual O Melhor HorRio Para Tomar Assim, seguem algumas dicas para uma boa noite de sono¹:

Crie uma rotina de horário para deitar e acordar; Procure não ver televisão, mexer no celular ou usar o computador próximo da hora estabelecida para dormir; Evite beber café, bebidas estimulantes e bebidas alcoólicas à noite; Deixe o seu quarto o mais confortável possível, com temperatura e luminosidade ideais e sem barulho; Não fique pensando em problemas do dia-a-dia e não tente fazer planejamentos no horário de dormir.

Se ainda assim você estiver passando por algumas dificuldades para dormir, é importante consultar um médico para entender o que pode estar acontecendo. Algumas vitaminas e suplementos alimentares podem ajudar a melhorar a qualidade do sono. Consulte sempre seu médico e especialista.

Vitaminas, minerais e os suplementos que ajudam no sono Zinco: Usar a suplementação de zinco quando este está abaixo do ideal ajuda a melhorar a qualidade do sono. Em combinação com o astaxantina (um ceto-carotenoide) ocorre ainda, a melhora na latência do início do sono². Vitamina B12: Esta vitamina contribui para a secreção da melatonina³.

Magnésio: acredita-se que aumenta a secreção de melatonina promovendo o início do sono, principalmente em indivíduos com casos de deficiência ou insuficiência deste mineral³. Melatonina: recentemente aprovada pela Anvisa no Brasil, para o uso diário limitado no formato de suplemento alimentar, com 0,21 mg, apenas para adultos acima dos 18 anos.

A melatonina é um hormônio produzido no cérebro humano, que auxilia o chamado ciclo vigília-sono⁴. Alimentos que ajudam no sono A melatonina, por exemplo, pode ser encontrada, em baixas concentrações, em diversos alimentos. Nas frutas, é possível encontrar no abacaxi, na banana, cereja, laranja, mamão papaia, manga, morango e na uva.

Tomate, azeitona, cereais, vinhos, carne (frango, carneiro, porco), leite de vaca, entre outros também possuem baixas concentrações de melatonina⁴. Procure se alimentar pelo menos 2 horas antes de deitar e sempre com refeições leves. Leia mais sobre ” A importância de uma boa noite de sono ” neste artigo.

Fontes: 1. Cartilha do Sono, Associação Brasileira do sono. Último acesso em 24 de janeiro de 2022.2. Nutrients. Effects of Diet on Sleep: A Narrative Review, National Center for Biotechnology Information, U.S. National Library of Medicine. Último acesso em 24 de janeiro de 2022.3. Sleep and Nutrition Interactions: Implications for Athletes,

National Center for Biotechnology Information, U.S. National Library of Medicine. Último acesso em 24 de janeiro de 2022.4. Anvisa autoriza melatonina na forma de suplemento alimentar, Ministério da Saúde. Último acesso em 24 de janeiro de 2022. Este material tem caráter meramente informativo.

É bom tomar de manhã ou à noite?

Como o ritmo circadiano interfere na rotina – Cardiovascular: eventos cardiovasculares, tais como infartos, AVCs e derrames são mais comuns na madrugada e primeiras horas da manhã. A Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda que remédios contra a hipertensão, por exemplo, sejam ingeridos antes de dormir, para ter seu efeito nas primeiras horas do dia.

Assim como o uso de ácido acetilsalicílico (a aspirina) para a prevenção de eventos cardiovasculares é mais eficiente à noite. Doenças respiratórias: crises de asma e bronquite são mais comuns no período da madrugada, não só por conta da posição corporal (geralmente estamos deitados nestas horas), como também por conta do ritmo circadiano.

Alimentação: os níveis de leptina, glucose e insulina são mais elevados ao acordar e menores durante o sono. Assim, o que ingerimos pela manhã é melhor processado pelo organismo que o que comemos à noite. O que consumimos à noite contribui mais para distúrbios alimentares e para a obesidade.

Coagulação, cicatrização e imunização: o Laboratório de Biologia Molecular MRC, do Reino Unido, mostra que nosso sistema imunológico é mais ativado durante o dia. Assim, queimaduras e ferimentos cicatrizam mais lentamente quando ocorridos à noite. Vacina: estudo da Universidade Birminghan, do Reino Unido, apontou que a vacina contra a gripe tem maior eficácia se aplicada pela manhã.

A produção de anticorpos pode ser até quatro vezes maior nesse período. Dor: à tarde, a sensibilidade à dor também é menor e são necessárias doses menores de anestesia para obter os efeitos desejados. Assim, o período é o mais indicado para ir ao dentista, por exemplo.

  1. Exercícios: atletas experimentam picos de temperatura, força e flexibilidade no final da tarde – e este é o melhor período do dia para competirem.
  2. Isso serve também para a atividade física regular de não atletas.
  3. Concentração: pesquisa da Universidade de Toronto mostrou que jovens adultos são mais distraídos pelas manhãs, mas que é nesse período que podem ter mais soluções relacionadas à criatividade.

De tarde, a concentração é maior. Já adultos mais velhos costumam ser mais concentrados pela manhã e distraídos à tarde. LEIA TAMBÉM

É melhor tomar vitamina de manhã ou de noite?

Não existe um horário ideal para tomar o multivitamínico, mas o mais indicado é escolher um momento em que a ingestão do suplemento possa ser acompanhada de uma refeição.

Pode tomar a noite durante o dia?

Quais cuidados devo ter ao usar o Novanoite? – Em casos de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico. Não ingerir doses maiores do que as recomendadas. Este produto não deverá ser utilizado junto a bebidas alcoólicas, face à potencialização dos seus efeitos.

  • Crianças menores de 12 anos não devem usar este produto sem orientação médica.
  • Pode ocorrer sonolência durante o tratamento.
  • Neste caso o paciente não deverá dirigir veículos ou operar máquinas, já que a habilidade e atenção podem ficar reduzidas.
  • Caso os sintomas persistam ou piorem, ou apareçam reações indesejadas não descritas na embalagem ou no folheto informativo, interrompa seu uso e procure orientação do profissional de saúde.

Este produto não deve ser utilizado por período superior ao indicado, ou continuamente, a não ser por orientação de profissionais de saúde.

Pode tomar as antes de dormir?

Embora o álcool consiga trazer relaxamento e acelerar o adormecimento, o hábito de beber antes de dormir prejudica a qualidade do sono, alerta o biomédico e pesquisador do Instituto do Sono, Gabriel Natan Pires.