Laboratorio Cianorte

Dicas, Recomendações, Ideias

Qual O Periodo Fertil?

Qual O Periodo Fertil

Quantos dias após a menstruação È o período fértil?

Como calcular o período fértil? – O cálculo se baseia em um ciclo regular com duração média de 28 dias. Dentro dele, o período menstrual acontece geralmente de três a oito dias. Sendo assim, para descobrir o período fértil, a mulher precisa contar 14 dias a partir do primeiro dia da menstruação, para depois acrescentar três dias antes e três dias depois dessa data, em caso de ciclos menstruais com intervalos de 28 dias.

Parece complicado, mas não é. Vamos dar um exemplo para ficar mais fácil de compreender. Se o primeiro dia da menstruação de uma mulher foi em 1º de outubro, nesta data se deu o início do seu ciclo. Isso significa que no dia 14 de outubro ela terá uma ovulação. Ao identificar três dias antes e três depois, é possível concluir que o período fértil acontece no período dos dias 11 até 17 de outubro (11,12,13,14,15,16 e 17).

É importante lembrar que algumas mulheres podem ter um ciclo irregular, com a menstruação ocorrendo em intervalos de tempo que podem variar a cada mês. Para esses casos, vale a pena procurar um ginecologista e acompanhar se essa irregularidade é normal ou pode ser fruto de algum problema no sistema reprodutivo.

Como saber a data do meu período fértil?

Todo ciclo começa com a menstruação. Em um ciclo regular, com duração média de 28 dias, o período menstrual acontece de três a oito dias. Para descobrir o período fértil, a mulher deve contar 14 dias a partir do primeiro dia da menstruação e acrescentar três dias antes e três dias depois dessa data.

Qual o período que a mulher não engravida?

O período fértil – O período fértil é o período no qual existe uma maior probabilidade para engravidar, Ele compreende a fase do ciclo menstrual em que ocorre a liberação do óvulo (ovulação) e, assim, acontecer a gravidez. Nas mulheres com ciclos menstruais regulares, a ovulação acontece 14 dias antes da menstruação.

  • Assim, em mulheres com ciclos de 28 dias, a ovulação costuma acontecer no 14º dia.
  • Sendo o período fértil, aqueles dias entre o 11º e o 17º dia.
  • As mulheres com ciclos de 32 dias ovulam em torno do 18º dia, com os dias férteis entre o 15º e o 21º dia.
  • E as mulheres que têm ciclos irregulares, podem não ovular todo mês.

Ou, para aquelas que ovulam, fica difícil determinar o dia mais adequado da ovulação. As mulheres que têm o ciclo irregular têm maior dificuldade para calcular o período fértil. Muitas vezes elas nem conseguem calcular corretamente. O acompanhamento do período fértil, para aumentar ou diminuir as chances de engravidar, é uma prática antiga – conhecida como tabelinha.

Tem mais chance de engravidar antes ou depois da menstruação?

Você fica mais fértil quando ocorre a ovulação, cerca de 10 a 16 dias antes da próxima menstruação. A ovulação pode ocorrer mais cedo quando você tem um ciclo curto. O espermatozoide pode sobreviver em seu organismo por até 5 dias e pode fecundar o óvulo assim que ele é liberado.

É possível engravidar no fim da menstruação?

Não consigo engravidar: o que fazer? – Com os avanços na medicina reprodutiva, muitos casais são capazes de superar seus problemas de fertilidade. A fertilização in vitro (FIV) é o tratamento de fertilidade mais eficaz disponível que usa tecnologia de reprodução assistida.

  1. Nessa técnica, óvulos e embriões são manuseados fora do corpo, em laboratório.
  2. Com a FIV, os óvulos são coletados dos ovários da mulher em um procedimento ambulatorial, sob anestesia, e fertilizados com espermatozoides em um laboratório.
  3. Os embriões formados crescem e se desenvolvem por alguns dias no laboratório de fertilização in vitro,

Depois desse período são transferidos ao útero. O sucesso pode variar dependendo de alguns fatores, como a idade da mulher. Em conclusão, sim, você pode engravidar menstruada, As chances são extremamente pequenas, considerando que a mulher teria que ter um ciclo menstrual curto, ter relações sexuais desprotegidas no final da menstruação e ovular logo após a menstruação, mas é possível.

É possível engravidar sem estar no período fértil?

As chances de engravidar fora do período considerado fértil – Embora seja quase impossível engravidar fora do período fértil, existe uma chance mínima de isso acontecer. Principalmente se a relação sexual ocorrer antes da ovulação. Depois da ovulação, uma gestação é muito mais difícil, já que o óvulo já foi liberado e já passou das trompas, não podendo ser fecundado.

  • Os dias com maior risco para engravidar de todo o ciclo, são os 3 dias antes da ovulação.
  • Incluindo o dia da ovulação.
  • É nesse período que o óvulo maduro é liberado dos ovários, podendo ser fecundado.
  • Por isso é preciso saber que o período fértil compreende os 3 dias antes e os 3 dias depois da ovulação, que geralmente ocorre no meio do ciclo.
See also:  Qual A Melhor Lua Para Cortar O Cabelo?

Por conta disso, caso a mulher tenha relação sexual nestes dias, as chances de engravidar são maiores. Como existem vários eventos que precisam acontecer para que a gestação se inicie, é considerado praticamente impossível engravidar fora do período fértil.

  1. A principal causa de gestação “fora do período fértil” é o fato de muitas mulheres não ovularem sempre no mesmo dia.
  2. Em alguns ciclos, a ovulação pode ocorrer mais tarde do que o habitual.
  3. Assim, a gravidez acaba ocorrendo fora daqueles dias que normalmente são considerados como período fértil.
  4. Além disso, o espermatozoide pode sobreviver por mais tempo no sistema reprodutor feminino.

Ou seja, se existir relação em até 5 dias antes da ovulação, a fecundação também pode ocorrer.

Quando é o período fértil antes ou depois da menstruação?

Se o ciclo de menor duração for de 28 dias (menos 14 dias = 14) e o maior for de 35 dias (menos 14 dias = 21), o período mais propenso para engravidar será entre o 14º e 21º dia de cada mês.

Como saber se você é fértil ou não?

O que fazer se houver sinal de infertilidade? – Diante de um mais dos sinais e sintomas acima listados, recomendamos que um médico especialista seja procurado para realizar a investigação da infertilidade. O diagnóstico começa com a avaliação clínica, baseada na coleta de informações sobre o histórico médico e reprodutivo do casal, além do histórico menstrual da mulher.

Qual o período mais fértil do homem?

Diferentemente das mulheres, que produzem óvulo só uma vez por mês e já tem uma quantidade limitada de ovulação, o homem é capaz de produzir esperma todos os dias. Dessa forma, o homem não possui intervalos de dias em que é mais fértil do que em outros, pois sua fertilidade não segue o relógio do ciclo menstrual.

O que fazer para impedir a gravidez após a relação?

Gravidez na adolescência Dispositivo intrauterino (DIU), implante, pílula. São vários os métodos disponíveis para de evitar uma gravidez. Como funciona cada um? Qual o mais adequado? Preparamos uma lista com cada um dos métodos contraceptivos, mas vale lembrar que o ideal é que a escolha seja feita sob orientação do medico o médico.

Esta escolha deve levar em conta tanto seu quadro e histórico clínico, quanto seus hábitos, estilo de vida e rotina. DIU de cobre – Trata-se de um pequeno dispositivo de plástico revestido de cobre que é colocado no interior da cavidade uterina. Ele pode retirado se a mulher desejar engravidar. Vale lembrar que este método não provoca aborto! DIU de progesterona – É um dispositivo intrauterino que libera hormônio dentro do útero.

Ele deve ser inserido por um médico e é eficaz por até cinco anos, quando deve ser trocado. O dispositivo pode ser retirado a qualquer momento e pode ser utilizado durante a amamentação. Implante – É um método de contracepção hormonal. Um pequeno bastão é inserido na parte interna do braço, embaixo da pele.

  1. Ele é eficaz por três anos.
  2. Neste período, inibe a ovulação e a menstruação pode ficar irregular ou até mesmo ser suspensa.
  3. O implante pode ser retirado a qualquer momento que a mulher desejar.
  4. Injetável mensal – Estes anticoncepcionais injetáveis contém progesterona e devem ser aplicados de 28 em 28 dias, sem interrupções.
See also:  Katarsis Ne Demek?

Injetável trimestral – Os anticoncepcionais injetáveis trimestrais também contém progesterona, mas trata-se de uma progesterona de depósito, por isso é aplicado de 90 em 90 dias. Eles podem causar a suspensão da menstruação. A fertilidade é restituída em um curto prazo de tempo após o término do efeito da injeção.

  • Este método pode ser usado durante a amamentação, mais o uso só pode ser iniciado seis semanas após o parto.
  • Pílula de progesterona – Também chamada de minipílula, é um anticoncepcional oral feito apenas de progesterona.
  • Tem poucas contra indicações, por isso pode ser usada por um universo grande de mulheres, inclusive aquelas que estão amamentando.

Seu uso deve ser iniciado seis semanas após o parto. Pílula combinada – Contém dois hormônios: estrogênio e progesterona. Elas devem ser tomadas diariamente no mesmo horário. A interrupção entre uma cartela e outra deve ser feita conforme orientação da bula.

A pílula combinada é contraindicada para mulheres com mais de 35 anos, tabagistas e portadoras de enxaqueca com aura e não devem ser usadas durante a amamentação, pois interferem na produção do leite materno. Pílula anticoncepcional de emergência (pílula do dia seguinte) – Deve ser usada somente em casos de emergência, até 72 horas após a relação sexual desprotegida.

Ela evita a gravidez não desejada, impedindo ou retardando a ovulação e diminuindo a capacidade dos espermatozoides de fecundarem o óvulo. Ela não é abortiva e pode ser usada por qualquer mulher em idade fértil, mas não deve ser usada como rotina, pois tem eficácia diminuída.

  1. Camisinha masculina e feminina – Os preservativos masculinos ou femininos devem ser usados em todas as relações sexuais, pois são o único método que também oferece proteção contra as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
  2. As camisinhas funcionam como uma barreira, impedindo a passagem dos espermatozoides e são descartáveis, não devendo ser reutilizadas.

Mas, atenção, não se deve usar os dois ao mesmo tempo, pois o atrito aumenta o risco de rompimento.

O que a pessoa sente no período fértil?

Sintomas do período fértil – O calendário e a matemática não são taxativos na definição do período fértil, mas alguns sinais do corpo podem dar uma ajudinha para quem está planejando ter filhos. Os principais sintomas de que a mulher está no período fértil são: secreção vaginal mais fina, leve aumento na temperatura basal, leve dor no baixo ventre e/ou pelve e aumento da libido.

Vamos falar sobre os sintomas: Secreção vaginal com consistência de clara de ovo. Trata-se do muco cervical, o fluido que ajuda a “conduzir” o espermatozoide rumo ao óvulo. Essa secreção sem odor ocorre durante todo o ciclo, mas fica mais fina durante o período fértil. No teste de toque do muco usando o polegar e o indicador, ele tende a se estender até 8 cm.

Depois de passada a ovulação, fica mais grosso e “estica” menos. Mas atenção: o teste não é totalmente preciso, pois infecções vaginais podem alterar a viscosidade. Leve aumento na temperatura basal, que é a temperatura do corpo da pessoa assim que acorda, antes mesmo de levantar.

  • Durante o período fértil, a temperatura tende a ser 0,5 graus mais elevada que o comum por causa do aumento dos níveis do hormônio progesterona.
  • O nome do hormônio é sugestivo: pró-gestação.
  • A análise da curva da temperatura basal requer bastante disciplina: é preciso medir a temperatura pela boca todos os dias, de preferência no mesmo horário, antes de levantar.

A temperatura tende a ser regular, quando se eleva cerca de 0,5 graus pode indicar a ovulação. Mas atenção: mais uma vez é importante ressaltar que o indicador não é totalmente preciso, pois qualquer resfriado ou infecção também pode alterar a temperatura corporal.

O que devo considerar como o último dia da menstruação?

Como funciona o ciclo menstrual? –

  1. O ciclo menstrual compreende o período que vai desde o primeiro dia da menstruação até o último dia antes da próxima².
  2. Quando a mulher está em seu ciclo menstrual, o seu organismo passa por variações hormonais que visam preparar o seu corpo para uma eventual gravidez².
  3. Dessa forma, os níveis de estrogênio e progesterona variam de modo a tornar o endométrio (tecido que reveste internamente o útero) mais espesso para abrigar um possível embrião².
See also:  Qual O Significado De Sonhar Que Est GráVida?

Veremos mais à frente que uma das fases do ciclo menstrual é a ovulatória, que é quando a mulher ovula. Se o óvulo liberado nessa fase não for fecundado, a parede interna do útero (endométrio) passará por um processo de descamação para, então, ser liberado na menstruação.

É possível engravidar dois dias depois do fim da menstruação?

Quantos dias antes / depois da menstruação posso engravidar? – Já vimos que alguns dias após a menstruação inicia o período fértil (dias em que ocorrem as alterações que precedem a ovulação). Este período não é igual em todas as mulheres. Isto significa que existe uma probabilidade acrescida de gravidez nesse conjunto de dias, não invalidando, no entanto, que a gravidez possa ocorrer noutros períodos,

Ou seja, as relações sexuais fora do período fértil podem igualmente originar gravidez, ainda que com menor probabilidade, A probabilidade de engravidar fora do período fértil diminui à medida que nos afastamos do período calculado, em qualquer direção (antes e depois), mas tal não significa que uma gravidez não possa ocorrer.

Após a menstruação é sempre “possível” engravidar com relações desprotegidas e, em algumas situações mais raras, é possível engravidar nos últimos dias da menstruação. Isto quer dizer que uma relação sexual desprotegida nestas alturas pode levar a que um espermatozoide se mantenha viável o tempo suficiente para algumas mulheres, com ciclos curtos e que ovulem cedo, engravidarem.

  • São, no entanto, situações de muito menor risco de gravidez, que estão na origem do método do calendário como método de contracepção.
  • Seja 1 dia depois da menstruação ou mais, a probabilidade de gravidez já tem a ver com o período fértil esperado para determinada mulher.3 dias depois da menstruação algumas mulheres já poderão estar dentro do seu período fértil.

Nomeadamente mulheres com ciclos menstruais de 25 dias ovularão por volta do 11º dia de cada ciclo, pelo que no 6º dia poderão estar a entrar no período fértil. Dias inférteis são dias em que a probabilidade é muito menor de gravidez, Estes serão mais facilmente determinados se, com certeza, foi identificada a ovulação.

Mais de dois dias após a ovulação ocorrer, a probabilidade de gravidez decresce muito (sendo muito menor do que em qualquer altura antes daquela ocorrer) até aos primeiros dias da menstruação, depois da progesterona descer Os métodos baseados no calendário falham muito, pelo que as mulheres que não desejam aumentar ou constituir família devem usar contraceção eficaz em todas as relações sexuais,

Se possível um método de barreira (ou também), como o preservativo masculino, que previne ainda doenças sexualmente transmissíveis.

É possível engravidar 3 dias após o período fértil?

Quando é possível engravidar fora do período fértil? – Em diversos casos, é compreendido como período fértil entre os 3 dias antes e os 3 dias depois da ovulação. Assim, se você tiver relação nesses dias, consequentemente tem maiores chances de engravidar.

No entanto, se a relação ocorrer até 5 dias antes da ovulação, a fecundação também pode ocorrer. Isso porque, nas condições ideais, o espermatozoide pode sobreviver dentro da mulher por até cinco dias. Graças a isso, é possível engravidar. Obviamente, porém, existem vários fatores que precisam acontecer para que a gestação se inicie.

Por esse motivo, é considerado que existe um risco baixo. Além disso, muitas mulheres não ovulam sempre no mesmo dia e, por isso, os dias férteis podem variar entre os ciclos. Ou seja, quem não quer engravidar deve evitar ter relações sexuais desprotegidas durante todo o ciclo menstrual.

É possível ovular um dia após a menstruação?

Você está fértil nos dias anteriores e perto do momento da ovulação (devido ao tempo de vida dos espermatozoides) e se você tiver um ciclo curto, sua ovulação poderia ser logo após a sua menstruação. Assim, seus dias férteis poderiam ser bem cedo no seu ciclo, enquanto você ainda está menstruando.