Laboratorio Cianorte

Dicas, Recomendações, Ideias

Qual Signo?

Qual Signo

Qual os signos?

A Polêmica do 13º Signo – Paulo Araújo Duarte. Professor de Astronomia do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina. – [email protected] Nos últimos tempos, temos visto alguma polêmica e alguns mal-entendidos no que diz respeito aos signos do zodíaco e às constelações que o mesmo contém.

Na verdade, não devemos fazer confusão entre signo e constelação zodiacal. Os signos, em número de doze, correspondem cada um à divisão de 30 graus do círculo zodiacal ( 360 /12 = 30), os quais recebem o nome da constelação mais significativa daquela região do céu conforme os povos antigos que criaram tal concepção de organização estelar, e que a Astrologia adotou e ajudou a popularizar.

As constelações sempre tiveram, desde a época das civilizações mais antigas, a importante função de dar uma organização ao céu, facilitando sua leitura e ajudando na identificação dos astros. Sempre representaram uma verdadeira cartografia do céu. Acontece, contudo, que até o início deste século, a delimitação das constelações não respeitava um critério padrão, existindo cartas celestes com limites irregulares, além de arbitrários e ainda com algumas linhas curvas.

Havia também mapas e globos celestes com configurações artisticamente elaboradas, sem a precisão do rigor científico, como ainda constelações que eram identificadas por linhas arbitrárias que interligavam suas estrelas. Foi a partir de 1922, quando da criação da União Astronômica Internacional (UAI), que o conceito de constelação começou a mudar e surgiu Ofiúco (Ophiucus) como uma 13a constelação zodiacal.

Durante a assembléia geral da UAI em 1925, em Cambridge, foi criado um grupo de trabalho para estudar a questão das delimitações das constelações, surgindo daí a proposta de criação de regiões na esfera celeste, tal como um país dividido em estados. Assim, a esfera celeste foi dividida em 88 regiões, também chamadas constelações, com tamanhos variados e delimitações bem definidas e retilíneas.

  • Cada região recebeu o nome da principal constelação nela predominante e todas aquelas cortadas pela linha da eclíptica (linha que no céu, vista da Terra, representa o caminho percorrido pelo Sol durante o ano) passaram a ser consideradas zodiacais.
  • Convém explicar que o zodíaco é um círculo ou faixa de 17 graus no céu, que abrange toda a esfera celeste e que tem no centro a linha da eclíptica.

Foi desta forma, então, que o zodíaco acabou por ser premiado com 13 regiões ou constelações, que são: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Ofiúco, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes. Convém salientar novamente que para ser considerada zodiacal a constelação deve ser atravessada pela linha da eclíptica, ou seja, o sol deve cruzá-la ao longo do ano.

Acontece que depois de passar por Libra e Escorpião, o sol cruza Ofiúco de 30 de novembro a 17 de dezembro, antes de entrar em Sagitário. Porém, esta passagem do sol por Ofiúco não é considerada pela astrologia. Do modo como foi organizado o céu pela UAI, todas as treze constelações ocupam espaços diferentes ao longo da linha da eclíptica, o que significa dizer que a divisão do zodíaco em doze signos de trinta graus cada um é puramente arbitrária e segue apenas a tradição dos povos antigos.

Ofiúco é uma constelação um tanto extensa, sendo conhecida também por Serpentário. Na mitologia grega, este agrupamento de estrelas estava associado a Esculápio, deus da medicina. Segundo a lenda, Esculápio passou a dedicar-se à arte da cura após ver uma serpente ressuscitar outra com algumas ervas que trazia em sua boca.

See also:  Qual O NúMero Da Claro?

Esta é, inclusive, a origem do símbolo das ciências médicas: duas serpentes enroladas num bastão. Ainda sobre esta constelação, diz-nos o saudoso professor Amaro Seixas Netto: “Em realidade, o Zodíaco atual tem treze constelações. Desde 1952, temos adotado esta Constelação Zodiacal em nossos estudos, criando assim o Zodíaco perfeito e exato sobre a Eclíptica.

Esta descoberta decorreu duma análise profunda do curso do Sol zodiacal, e deste modo propusemos a sua notação na Faixa Zodiacal bem como criamos o seu signo, publicado na Imprensa para registro. Pode observar-se que o Sol, no Zodíaco, percorre pequena parte do Escorpião e logo entra no Ofiuco, para depois ingressar em Sagitário.” SEIXAS NETTO, A.

  1. O zodíaco.
  2. São Paulo : Editora do Escritor,,p.60.
  3. Para alguns astrólogos, a polêmica a respeito da existência de um 13° signo não faz sentido, haja vista que não são as constelações lá no céu que influenciam os seres aqui na Terra e sim energias cósmicas que tomam como referência os signos tradicionais.

Há também opiniões que procuram justificar que tanto a cobra (Ofiúco) como o escorpião são animais que trocam de pele, indicando uma personalidade sujeita a grandes flutuações, e que, neste caso, Ofiúco vem a ter o mesmo significado astrológico de Escorpião.

Qual é o signo de quem é de outubro?

No mês de outubro, dois signos dão as regras. Estamos falando de Libra, que rege de 23 de setembro a 22 de outubro, e de Escorpião, de 23 de outubro a 21 de novembro. Vamos conhecer um pouco sobre eles no ambiente de trabalho?

Que dia virá o signo?

Tabela das datas

Caractere Unicode Nomes dos Signos Datas
Virgem 23 de Agosto – 22 de Setembro
Libra 23 de Setembro – 22 de Outubro
Escorpião 23 de Outubro – 21 Novembro
Sagitário 22 de Novembro – 21 de Dezembro

Qual é o par perfeito de Touro?

Signos compatíveis com touro: – Geralmente, os signos mais compatíveis para amizades e relacionamentos românticos de Touro são Escorpião, Virgem e Capricórnio.

Qual o nome de todos os signos?

Os 12 signos são o Carneiro, Touro, Gémeos, Caranguejo, Leão, Virgem, Balança, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes e equivalentes cada um a duas metades de dois meses diferentes do ano, dado que os períodos correspondentes a cada signo vão, sensivelmente, do dia 20 ao dia 20 do mês seguinte.

See also:  Qual O Normal Da Glicemia?

Qual é esse signo ⛎?

Serpentário, Ophiuchus, 13º signo: entenda a polêmica entre a astronomia e a astrologia Qual Signo Representação da constelação de Ophiuchus (Foto: Getty Images) Fala-se muito sobre um 13º signo, mas, pelos olhos da astrologia, isto não existe. O que acontece, realmente, é que a Terra faz um movimento semelhante ao de um pião, onde sua inclinação é de, mais ou menos, 23 graus.

Já as constelações, não. Elas estão onde sempre estiveram, e muito longe da Terra. Os signos, segundo a astrologia, são pontos simbólicos destas mesmas constelações, que são e dão a “alma” aos astros. O signo referente ao equinócio (período que marca a mudança das estações na Terra), pertence à astrologia.

Já na astronomia, o estudo se refere às posições dos astros, qual a distância entre eles, os graus de precisão, e etc, como se fosse o “corpo” das estrelas. Vale entender que o céu astronômico é bastante diferente do céu astrológico. A astrologia observa e acompanha o movimento dos astros, dos signos, a translação do sol, a rotação da lua, e por aí vai.

Todos os anos, a 0 grau de Áries, começa o que chamamos de ano novo astrológico, e que tem sempre um regente planetário (o de 2019 foi Marte, o de 2020 é o Sol), independentemente de quais constelações estejam no céu. Em outras palavras, os signos zodiacais estão relacionados apenas ao sistema solar, que é uma faixa de 360º, dividida em 12 partes iguais de 30º cada uma, chamadas de casas zodiacais, onde cada uma delas corresponde a um dos 12 signos, e, da mesma forma, “rege” um assunto diferente em cada uma delas, como trabalho, posses, vida afetiva, filhos, saúde e etc, combinando ou descombinando entre si, formando aquele monte de aspectos que, para quem aprecia o assunto, dão várias informações e “pistas” sobre o nosso eu, nosso temperamento, nossos medos ou esperanças.

O simbolismo astrológico continuará da mesma forma, seja no hemisfério norte, marcando a chegada da primavera, ou, seja no hemisfério sul, inaugurando o outono. Os signos pertencem a uma parte das constelações, mas não são as constelações; o “saçarico” do Sol passa de uma forma aparente por entre essas constelações, dando a impressão de que elas se movimentam, mas, na verdade é a Terra que se movimenta.

  1. Os signos zodiacais estão mais próximos da Terra do que as constelações.
  2. Você pode chamá-los de “cinturão energético”, e não tem como acrescentar ou tirar nada dali, porque é uma energia fixa.
  3. Por mais que sejam descobertas novas constelações – e certamente haverá -, não há como modificar o holograma que já está impresso na linha eclíptica.

Entendemos que, para ser considerada constelação zodiacal, a mesma deve ser “atravessada” pela linha eclíptica, ou seja, o Sol deve cruzá-la ao longo do ano. A polêmica que aqui se faz é que depois de passar pelas constelações de Libra e Escorpião, o Sol supostamente cruzaria a constelação de Ofiúco (de 30 de novembro a 17 de dezembro), antes, pois, de entrar na de Sagitário.

See also:  Qual O Tipo De Sangue Mais Raro?

Qual a posição dos signos?

De onde vêm os nomes dos signos Lembrando que constelação não é a mesma coisa que signo (entenda mais aqui) – as constelações apenas inspiraram o nome dos signos. Dessa forma, ficou determinada qual a ordem dos signos: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio e Peixes.

Que signo que eu sou?

Libra: nascidos entre 23 de setembro a 22 de outubro. Escorpião: nascidos entre 23 de outubro a 21 de novembro. Sagitário: nascidos entre 22 de novembro a 21 de dezembro. Capricórnio: nascidos entre 22 de dezembro a 20 de janeiro.

O que é o signo de abril?

ÁRIES (Nascidos entre 21/3 e 20/4) – Você precisa agora revisar o lado prático das coisas. Se questione o que não funciona na prática e precisa ser reformulado. Bom momento para refletir sobre seus talentos e potencialidades. Também ideal para se fazer um replanejamento financeiro, mas evite executar grandes gastos se possível, ou então o faça com planejamento e cautela.

Qual o signo que combina com Leão?

Libra. Leão e Libra é uma das grandes combinações do zodíaco. Ambos se socializam com muita naturalidade, apreciando muito uma vida cheia de festas e amigos. O jeito fácil do libriano e sua forma de deixar a liderança em outras mãos, faz com que ele seja um dos signos mais compatíveis com Leão.

Qual o signo que mais gosta de beijar?

O signo de Escorpião não poderia ficar de fora da lista de melhores beijos do zodíaco. Esses nativos beijam de maneira intensa e sempre buscam colar seu corpo no do par para investir nas carícias. Na hora de beijar, eles tomam a iniciativa e preparam um momento mágico para que o par deseje que não tenha fim.

Qual é o signo que é mais fiel?

Os taurinos demoram a tomar uma decisão de viver um relacionamento, justamente porque preferem conforto e tranquilidade e por serem extremamente observadores, vão analisar todo cenário antes de se permitir viver uma relação.

Qual é o par perfeito de Touro?

Signos compatíveis com touro: – Geralmente, os signos mais compatíveis para amizades e relacionamentos românticos de Touro são Escorpião, Virgem e Capricórnio.

Qual o signo da data de hoje?

Horóscopo de hoje: Libra.

Qual o nome de todos os signos?

Os 12 signos são o Carneiro, Touro, Gémeos, Caranguejo, Leão, Virgem, Balança, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes e equivalentes cada um a duas metades de dois meses diferentes do ano, dado que os períodos correspondentes a cada signo vão, sensivelmente, do dia 20 ao dia 20 do mês seguinte.